Visando a chegada do SAMU, Iguatu recebe curso de qualificação e atendimento pré-hospitalar

Deu início, neste sábado (04) a formação de 59 alunos para o curso de qualificação e emergência atendimento pré-hospitalar. As aulas realizadas no auditório do Corpo de Bombeiros de Iguatu visa fornecer conhecimentos sobre os procedimentos técnicos realizados no local da emergência.

Destinado a pessoas da área da saúde, o curso que tem a parceria com o campus da URCA de Iguatu e a prefeitura da cidade. Os alunos serão qualificados dentro dos moldes da portaria 2.048 de 2008 do Ministério da saúde já visando à chegada de UTIs Móveis do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU -, prevista para o mês de fevereiro.

O serviço do SAMU é atender as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental. A expectativa é que Iguatu receba uma, das 40 unidades destinadas a atender toda a região.

Segundo um dos instrutores, Sargento Filho, o curso promete facilitar o reconhecimento de uma situação de emergência, “desde acionar o sistema de emergência até o transporte da vítima para uma unidade hospitalar bem como a aplicação dos cuidados imediatos necessários ao atendimento correto dos diversos agravos à saúde, serão pautados com os alunos”, explicou.

O curso seguirá até o próximo dia 08 de fevereiro e terá com duração de 100 horas em caráter de extensão. Para Major Nijair, comandante do agrupamento dos bombeiros e também instrutor, o intuito é levar as orientações às instituições de ensino da cidade de Iguatu e regiões vizinhas, “fechamos parceria com a cidade de Quixelô e levaremos essa ação às escolas. Penso que o trabalho preventivo é fundamental para o êxito, e essa é oportunidade” afirmou.

[youtube id=”2fvHa4u8Hhk” width=”600″ height=”350″]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *