Ilhéus terá Pronto Atendimento exclusivo para a dengue

Pronto Atendimento 01

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) irá inaugurar, em 1º de fevereiro, um Pronto Atendimento (PA) exclusivo para atender aos casos suspeitos de dengue. A unidade será localizada no Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMAE), na rua Major Homem Del Rey, nº 100, próximo ao Hospital São Jorge, no Bairro Cidade Nova, Centro. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. A iniciativa atende à determinação do Ministério da Saúde.
Segundo o secretário de Saúde do Município, Antônio Ocké, a inauguração do PA revela o esforço da Prefeitura de Ilhéus não só para reduzir os casos de dengue na cidade, mas também para oferecer tratamento rápido e efetivo aos ilheenses infectados pelo vírus. O titular da Sesau lembra que o Levantamento de Índice Amostral (LIA), de outubro de 2014, apontou um índice de infestação predial em 5.8, “e isso, devido às chuvas daquele mês, uma vez que no mês anterior, setembro, chegamos a registrar 4.8, o que é muito bom”, afirmou.
O PA da dengue terá em sua equipe uma coordenadora, um supervisor, cinco médicos, cinco enfermeiras, seis técnicos de enfermagem/coletores e um técnico de enfermagem capacitado para coleta de isolamento viral. Os exames laboratoriais (hemograma com plaquetas) serão coletados dentro do PA e recolhidos por laboratórios credenciados pelo Município. Apesar de todo o suporte do local, Antonio Ocké ressalta que “no caso de pacientes que não apresentarem melhoras no quadro clínico, estes serão encaminhados ao Hospital Regional Luiz Viana Filho, onde serão acolhidos e assistidos por dois médicos e duas enfermeiras”.
Mais dois PAs – Além da inauguração do PA no Bairro Cidade Nova, a Secretaria de Saúde de Ilhéus vai instalar outros dois, um no Centro Avançado da Zona Sul e outro no Centro de Saúde Euller Ázaro, no Bairro Teotônio Vilela. As duas unidades funcionarão também como portas de entrada para a assistência, para ampliar o acesso da população com suspeita de dengue para o estadiamento, acompanhamento, e hidratação venosa/oral, evitando a ocorrência de óbitos.

Via Prefeitura de Ilhéus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *