Uma peça publicitária da campanha “Bebeu, perdeu”, publicada nas redes sociais do Ministério da Justiça, foi retirada horas depois após a repercussão negativa entre os internautas na tarde desta quinta-feira (5). Na imagem, duas jovens segurando celulares riem da outra. No texto: “Bebeu demais e esqueceu o que fez? Seus amigos vão te lembrar por muito tempo”.
Além de apagar a peça, o Ministério se posicionou sobre a campanha. “A campanha #BebeuPerdeu é muito mais do que isso. Nós nos equivocamos com a peça. Ela tem o objetivo de conscientizar jovens até 24 anos sobre os malefícios do álcool. Atuamos em políticas públicas em conjunto com a Secretaria de Políticas para a Mulher (SPM) contra a violência doméstica, o feminicídio e outras formas de violência contra a mulher. Pedimos desculpas pelo mal entendido e ao mesmo tempo contamos com a colaboração de todos na campanha”.
Nas redes sociais, internautas acusaram a peça de culpar as vítimas pelo assédio e abuso sexual sofrido, além de estimular o bullying. Em apenas trê horas, mais de 400 comentários foram feitos na postagem; a maioria deles, criticando o órgão federal.
“Vergonha! Não se pode naturalizar os danos morais, onde fica a privacidade da pessoa? Aonde fica a integridade dessa pessoa? Não esperava esse tipo de campanha irresponsável vinda do Ministério da Justiça. Vergonha!”, escreveu uma seguidora. Houve também quem enfatizasse que o ministério também errou ao recriminar o uso de bebida. “Errar é humano. Beber é lícito. Quem erra é quem humilha e despreza quem bebeu e “pagou mico”. Há uma confusão aqui entre vítima e agressor”, disse outro seguidor.
Ainda de acordo com a pasta, todos os dias, até o Carnaval, serão compartilhadas imagens relacinadas à campanha. A escolha das fotos é feita por uma equipe de Comunicação e os personagens se alteram nas imagens, entre homens e mulheres, aleatoriamente.