Após polêmica, Ministério da Justiça apaga peça publicitária sobre bebida no carnaval

Bebeu, Perdeu 01

Uma peça publicitária da campanha “Bebeu, perdeu”, publicada nas redes sociais do Ministério da Justiça, foi retirada horas depois após a repercussão negativa entre os internautas na tarde desta quinta-feira (5). Na imagem, duas jovens segurando celulares riem da outra. No texto: “Bebeu demais e esqueceu o que fez? Seus amigos vão te lembrar por muito tempo”.
Além de apagar a peça, o Ministério se posicionou sobre a campanha. “A campanha ‪#‎BebeuPerdeu‬ é muito mais do que isso. Nós nos equivocamos com a peça. Ela tem o objetivo de conscientizar jovens até 24 anos sobre os malefícios do álcool. Atuamos em políticas públicas em conjunto com a Secretaria de Políticas para a Mulher (SPM) contra a violência doméstica, o feminicídio e outras formas de violência contra a mulher. Pedimos desculpas pelo mal entendido e ao mesmo tempo contamos com a colaboração de todos na campanha”.
Nas redes sociais, internautas acusaram a peça de culpar as vítimas pelo assédio e abuso sexual sofrido, além de estimular o bullying. Em apenas trê horas, mais de 400 comentários foram feitos na postagem; a maioria deles, criticando o órgão federal.
“Vergonha! Não se pode naturalizar os danos morais, onde fica a privacidade da pessoa? Aonde fica a integridade dessa pessoa? Não esperava esse tipo de campanha irresponsável vinda do Ministério da Justiça. Vergonha!”, escreveu uma seguidora. Houve também quem enfatizasse que o ministério também errou ao recriminar o uso de bebida. “Errar é humano. Beber é lícito. Quem erra é quem humilha e despreza quem bebeu e “pagou mico”. Há uma confusão aqui entre vítima e agressor”, disse outro seguidor.
Ainda de acordo com a pasta, todos os dias, até o Carnaval, serão compartilhadas imagens relacinadas à campanha. A escolha das fotos é feita por uma equipe de Comunicação e os personagens se alteram nas imagens, entre homens e mulheres, aleatoriamente.

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