Coleta de Hemoba será neste final de semana

Coleta Hemoba 01

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) já recebeu todo o material necessário da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) para realizar, nos próximos dias 6, 7 e 8, uma grande coleta de sangue na cidade. De acordo com o secretário Antônio Ocké, o evento acontecerá no salão de festas do Palacete Misael Tavares, na Praça Rui Barbosa, Centro, sempre das 7 às 18 horas, e explica que todo o sangue coletado será destinado aos pacientes que se submetem ao transplante de medula óssea. “Por isso, é muito importante que a pessoa em boas condições físicas colabore com esta campanha, considerada vital para os que necessitam”, afirmou.
Após o final do evento, que será coordenado pela Superintendente Técnica da Sesau, Gleiciane Birschener, todo o sangue coletado será transferido imediatamente para a Hemoba, localizada em Salvador, onde passará por um processamento, com a finalidade de produzir os hemocomponentes, que são concentrados de hemácias e plaquetas, entre outros. “Posteriormente, esse material será distribuído no Sistema Único de Saúde (SUS), além dos hospitais estaduais, municipais e federais, assim como dos contratados, para poderem fornecer aos pacientes durante as cirurgias”, explicou Antônio Ocké.
Diante dessa importância, ressalta o secretário, a Secretaria de Saúde, além de equipe própria para a realização da coleta sanguínea, também estará disponível veículo, água mineral, material de insumo e de higiene. Lembra ainda que os interessados em colaborar com essa campanha devem ter entre 18 e 54 anos de idade, e ter uma boa saúde.

Via Secom / Prefeitura de Ilhéus

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *