Ilhéus recebe seis profissionais do Mais Médicos

Mais médicos 01

No próximo dia dois de março, Ilhéus receberá mais quatro profissionais do programa Mais Médicos e dois do Provab (Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica), mantidos pelo Ministério da Saúde. A confirmação foi feita recentemente à Secretaria de Saúde do Município (Sesau), após adesão à nova fase da iniciativa. Eles, assim como os oito clínicos já atuantes na cidade por meio dos programas, vão reforçar o atendimento na rede básica de saúde.
Segundo Barbara Magalhães, chefe da atenção básica da Sesau, os médicos vão atuar nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), instaladas nos bairros. No primeiro dia de trabalho, participarão do “Acolhimento ao Médico”, quando vão conhecer toda a rede de saúde de Ilhéus, como a Central de Regulação do Sistema Único (SUS), hospitais, os programas de atendimento domiciliar e os centros de referência à saúde.
Após este momento, os seis clínicos serão encaminhados às ESF. Lá, “conhecerão a área geográfica da unidade, vão levantar as doenças que mais acometem os pacientes e planejar uma agenda que atenda às necessidades da população do seu território de trabalho”, comenta a chefe da atenção básica da Sesau. Ainda de acordo com Bárbara Magalhães, a atração de profissionais atende a uma determinação do prefeito Jabes Ribeiro para que o município se empenhe em atender às demandas da população nesta área.
Provab e Mais Médicos – Mantido pelo Ministério da Saúde (MS), o Provab tem como objetivo estimular a atuação de médicos nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) em municípios de pequeno, médio e grande porte. Também de iniciativa do MS, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Via Secom / Prefeitura de Ilhéus

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *