Reforma da Central de Abastecimento do Hernani Sá é iniciada

Central de Abastecimento Hernani Sá 01

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), deu início nesta segunda-feira, 02, à obra de revitalização da Central de Abastecimento do Hernani Sá, na zona sul da cidade. O trabalho foi iniciado com o apoio da Superintendência de Trânsito, da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Segundo o titular da Sedic, Roberto Garcia, o equipamento passará por um reforma em toda a sua estrutura, por isso foi preciso desocupar todos os boxes. A ação resulta de parceria entre o Município e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), articulada pelo prefeito Jabes Ribeiro.
Nesta manhã, foi iniciada a montagem do canteiro de obras, entrega dos materiais necessários para reforma e ainda está semana será entregue a declaração para renovação de contratos de permissão de uso do espaço para os feirantes que já trabalham no local.
Roberto Garcia lembra que foi dado um prazo de dois meses para que os vendedores desocupassem os boxes. Segundo Garcia “a movimentação está sendo feita de forma pacífica, já que o intuito é de que o ambiente seja mais adequado ao convívio dos freqüentadores, dando-lhes um espaço melhor, mais limpo, arejado, organizado, seguro e com qualidade no atendimento”.
Para o barbeiro Erinaldo dos Santos, que trabalha na central há 17 anos, a reforma representa uma sobrevida ao equipamento. “Hoje, há muitos boxes alugados, outros usados somente para estoque, borracharias ou bares, o que diminui o fluxo de clientes. Com a revitalização, será devolvido o aspecto de feira que há muito não se percebe aqui”, comemora.
Conforme foram orientados, os ambulantes estão deixando o espaço, para que seja dado início às obras, que dará uma nova cobertura ao espaço, pintura na parte externa de todos os boxes, reestruturação do sistema elétrico e a setorização dos produtos, com um espaço somente para carnes e peixes.
O novo projeto prevê a demolição de imóveis e boxes em situação irregular, além da proibição de atividades incompatíveis com a feira livre, como bares, depósitos, oficinas e borracharias. A concessão de uso será feita em apenas um CPF (Cadastro de Pessoa Física) por box, com prioridade para empreendedores que já exercem atividades econômicas na Central de Abastecimento do Hernani Sá, sempre com base nos levantamentos feitos pela administração do local.
Haverá uma reformulação com relação ao box do almoxarifado que retornará para o setor administrativo; fica também proibido o aluguel dos boxes; a implantação de um Depósito de Material de Limpeza para apoio aos restaurantes; transferência dos restaurantes da área interna para a área externa, com exceção do restaurante principal previsto na planta original; e desocupação de todos os boxes.

Via Secom / Prefeitura de Ilhéus

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *