Ilhéus e Estado no combate à dengue

jabes-ribeiro-01

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) deve enviar a Ilhéus, nos próximos dias, novos equipamentos e reforço humano que se somarão aos esforços do município no combate, diagnóstico e tratamento da dengue. O prefeito Jabes Ribeiro esteve, nesta segunda-feira, 16, em Salvador, oportunidade em que onde se reuniu com o subsecretário de Saúde do Estado, Roberto Badaró, que assegurou apoio às ações empreendidas na cidade contra a doença.
Na reunião realizada em Salvador, ficou acertado o envio de um novo carro fumacê, mais dez costais para fumacê, além de apoio humano para aumentar as visitas às residências e terrenos baldios. Segundo o prefeito, dessa forma, será possível combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Quanto ao diagnóstico da doença, o prefeito destacou que a Sesab disponibilizará, na próxima semana, um equipamento que aponta o resultado do exame sorológico para a doença em 20 minutos, tornando mais rápido e eficiente o tratamento médico, caso se confirme a contaminação.
O prefeito Jabes Ribeiro também chamou atenção para a pontualidade do aumento das notificações e afirmou que o município executa, desde 2014, plano de contingenciamento de dengue. “Hoje, temos 102 profissionais de combate a endemias nas ruas, divididos em equipes de educação, borrifação [carro de fumacê], monitoramento e denúncia, o que evidencia a atenção com a qual temos tratado o assunto, sempre visando preservar a vida e o bem-estar do ilheense”. Na próxima semana, ainda de acordo com Jabes, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, virá à cidade verificar de perto a situação, além de avaliar novas medidas para amenizar o quadro.
Incidência – De acordo com o secretário de Saúde do município, Antonio Ocké, Ilhéus, assim como boa parte do Brasil, passa por uma época bastante propícia à contaminação pela dengue, motivada pelas chuvas do fim do verão e a consequente proliferação do inseto causador da doença, o Aedes aegypti. Segundo dados da Sesau, nas dez primeiras semanas de 2015, foram notificados 1.456 casos suspeitos da doença (não confirmados). Ocké ressalta, no entanto, que as notificações não se traduzem em casos concretos da doença, já que é necessária a realização de exames sorológicos para detecção. Desse universo de registros, segundo o gestor, somente 50 deram positivo.
De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, os bairros da Conquista, Teotônio Vilela, Malhado e Nelson Costa abrigam cerca de 50% dos casos registrados nas três primeiras semanas de 2015. Nessas localidades, de acordo com o secretário Antonio Ocké, as ações de conscientização e combate estão sendo intensificadas, com a presença de agentes. A comunidade também pode denunciar possíveis focos do mosquito, pelos telefones 3234-3706 e 8881-4586.
PA da Dengue – O Pronto Atendimento (PA) da Dengue em Ilhéus é um posto especialmente montado pela Secretaria Municipal de Saúde para atender casos suspeitos da doença. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, localizada no Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMAE), na Rua Major Homem Del Rey, nº 100, próximo ao Hospital São Jorge, bairro Cidade Nova, Centro.

Via Secom / Prefeitura de Ilhéus

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *