Ilhéus inicia vacinação contra o HPV

{8B3E4C1A-D376-AEDD-35BD-BEAD0CDADEC1}

A vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), utilizada na prevenção do câncer do colo do útero, já se encontra disponível nas unidades de saúde da rede municipal de Ilhéus desde o início desta semana. A informação é do secretário de Saúde, Antônio Ocké. O medicamento deve ser aplicado nas mulheres de 9 a 26 anos de idade, incluindo aquelas que vivem com HIV ou que possuem prescrição médica para a administração das doses. “A inclusão desse grupo como prioritário para a prevenção segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI) do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em conformidade com o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais”, afirmou Ocké.
Além de salientar que a vacina contra o HPV é extremamente segura, o secretário solicita que os pais de menores não deixem de encaminhar suas filhas às unidades de saúde, uma vez que esse é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o Brasil. Para isso, diz Antônio Ocké, também é bastante importante que os professores, durante as aulas, informem às alunas sobre a necessidade de assegurar a proteção com a vacinação, “pois com a chegada da vacina, podemos reduzir drasticamente os casos de câncer do colo do útero e a taxa de mortalidade”.
Para receber a dose contra HPV, basta apresentar o cartão de vacinas e o documento de identificação, sendo que, cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser aplicada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. As meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado devem procurar um posto de saúde, assim como aquelas foram imunizadas com a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14.
Casos – De acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de mortes por câncer do colo do útero no país aumentou 28,6% em 10 anos, passando de 4.091 óbitos, em 2002, para 5.264, em 2012. Por isso, além da vacina contra o HPV, o Ministério da Saúde também orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

Via Secom / Prefeitura de Ilhéus

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *