Prefeitura fomenta a arte local por meio do Projeto Solos Criativos

Cutural ios 01

O projeto Solos Criativos, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus, com recursos do Fundo Municipal de Cultura, contemplou quatro propostas com repasses no valor total de R$ 10.700,00 que será dividido entre os vencedores, com prazo de apresentação de 60 dias. A iniciativa aposta na criação do artista individual, ao estimular a pesquisa cultural local e novas intervenções nas respectivas linguagens, por meio de inscrição de editais. As apresentações serão gratuitas e em diferentes locais da cidade.
Nesta primeira etapa, a iniciativa contemplou quatro trabalhos apresentados por artistas de teatro e dança em trabalhos solos, sendo eles: Dança da Vida da coreógrafa Eliana Vieira; Pulsar – Favorecendo a Consciência do Corpo, da coreógrafa e professora Bianca Lavigne; Solo de Afro Contemporâneo, do dançarino Max Rodrigues; e Ave Maria Nordestina, da multiartista Janete Lainha. Os artistas selecionados têm três dias úteis para assinar o termo de compromisso, na Secretaria Municipal de Cultura, localizada no quarteirão Jorge Amado, das 14h às 17h.
Segundo o Secretário de Cultura, Paulo Atto, “o objetivo do projeto é selecionar propostas que estimulem o desenvolvimento das artes cênicas através da dança e do teatro em Ilhéus, para então promover o amplo acesso da população de distritos e bairros às linguagens artísticas.”
Projetos – Com o “Projeto Dança da Vida”, a coreógrafa Eliana Viera, tem como objetivo principal sensibilizar o público acerca da importância da natureza para a preservação vida. Estimula o replantio de plantas e árvores em locais onde for apresentando.
Já o espetáculo de dança “Pulsar – Favorecendo a Consciência do Corpo” tem como base apenas os movimentos corporais, onde serão apresentados através da sombra, levando o espectador a se envolver e usar a imaginação para então decifrar o significado de cada movimento apresentado pela artista.
O “Solo de Afro Contemporâneo” tem como proposta transmitir as emoções através da dança de matriz africana, ao utilizar a essência da coreografia como intervenção para expressão cultural por meio da dança. Com a história cantada em verso, o espetáculo “Ave Maria Nordestina” é um projeto que reúne música e teatro, resultante do encontro de escritores, atores, cordelistas e artistas da comunidade, que contribuíram na concepção e construção do projeto.
As propostas democratizam a arte e são marcadas pela diversidade de temas, pois, faz-se necessário investir em valores da nossa terra e contribuir com a valorização dos artistas ilheenses. O projeto atende às metas nº 04 e 39 do Plano Municipal de Cultura e foi aprovada pelo Conselho Municipal de Cultura e é viabilizado através do Teatro Popular de Ilhéus contratado para este fim.

Via Secom / Prefeitura de Ilhéus

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *