Prefeitura: Pontal terá saneamento básico

{A58BC47D-81EA-5C14-BBBE-2A817365D08E}

A obra de saneamento básico da Bacia do Pontal e de outros bairros localizados na zona sul de Ilhéus, uma das reivindicações mais antigas da comunidade local, vai mesmo deslanchar. Conforme disse hoje, 18, o prefeito Jabes Ribeiro, no programa radiofônico produzido pela Secretaria de Comunicação, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) finalizou o processo de licitação para o serviço. No início da semana, em Salvador, o prefeito tratou do assunto com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcante.
A Emprenge Construtora foi a vencedora da concorrência e será a responsável pela obra, cotada em R$ 51,3 milhões, com garantia de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Jabes ressaltou que a obra de saneamento da zona sul representa uma oportunidade grandiosa que vai alavancar ainda mais o desenvolvimento urbano e turístico de Ilhéus. Praticamente, todos os prefeitos das últimas décadas perceberam os problemas causados pela ausência da estrutura sanitária da zona sul, região onde a cidade mais cresce em virtude do extenso litoral e da beleza natural. O fato é comprovado pelos projetos imobiliários, características de expansão urbana, aumento do fluxo de tráfego e outros aspectos sociais.
No programa, Ribeiro afirmou que a obra de saneamento vai atingir toda a zona sul, especificamente os bairros do Pontal, Jardim Atlântico, Nelson Costa, São Francisco, Hernani Sá, Ilhéus II e Nossa Senhora da Vitória, abrangendo uma população de cerca de 55 mil pessoas. Ele prevê uma rede coletora de quase 50 quilômetros, com 13 estações elevatórias, uma estação de tratamento e 6.967 ligações domiciliares.
“Essa era uma medida que já esperávamos e lutávamos desde outros governos, inclusive”, disse o prefeito. Agora, ele dialoga com o governador da Bahia, Rui Costa, para que visite o município, ainda este mês, para assinar a ordem de serviço da obra. A articulação para concretizar o projeto foi feita, de acordo com Jabes Ribeiro, através da Embasa e do Ministério das Cidades.
“Depois de muita luta, vemos, agora, a possibilidade real de o Pontal e toda a zona sul ter saneamento básico, como deve ser em toda cidade do porte de Ilhéus”, destacou. O serviço permitirá que aquela população tenha acesso a tratamento devido de resíduos domiciliares, que hoje podem estar sendo descartados irregularmente em lençóis freáticos, por exemplo. Com a licitação já definida, segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento, devem ser elaborados estudos de impacto ao meio ambiente para obtenção da licença ambiental para a obra.

Via Secom / Prefeitura de Ilhéus

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *