Projeto Águia da Cultura divulga propostas selecionadas

Projeto Águia 01

A Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus divulgou a relação das propostas selecionados e que integrarão as ações do projeto Águia da Cultura em 2015. A iniciativa conta com o apoio da empresa de transportes Águia Branca. Segundo o titular da Secult, Paulo Atto, os contemplados se utilizarão de um ônibus para percorrer localidades e distritos da cidade, levando números musicais, peças de teatro, dança, oficinas e shows gratuitamente.
O projeto, fomentado pelo Fundo Municipal de Cultura, visa a produção cultural local, sua dinamização e ampla divulgação, além de promover apresentações diversas e democratizar o acesso aos bens culturais e à produção artística ilheense. O ônibus, por sua vez, exerce uma função social, tornando possível a realização de espetáculos em localidades que não possuem palcos ou áreas destinadas a esse tipo de atividade.
Projetos – As dezoito iniciativas contempladas abordam espetáculos teatrais, de música, workshops e oficinas. Integrarão o projeto a peça “Um Cabaret Improvisado”; o Workshop: Preservação Natureza e Meio Ambiente; Dança Afro; Arte e Anti Racismo: Valorização da Estética Afro Brasileira; Banda Zahra, com workshop de música; Música Viva; show com Tom Correia; Oficina de Capoeira; Oficina de capoeira, maculelê e puxada de rede; Projeto Camarada, Camaradinha; As Lavadeiras; Teatro/Circo Maktub; Dança Kianga: Arte, Religião e Identidade no Território Sul da Bahia; apresentação da cantora Amanda Andrade; Cover Tim maia; Show com vários ritmos; e grupo Samba de Treita.
Águia da Cultura – O projeto, idealizado na terceira gestão do prefeito Jabes Ribeiro, foi desativado nas administrações anteriores. O ônibus utilizado estava sucateado. Diante do quadro, a prefeitura procurou novamente a empresa Águia Branca, mostrou o projeto e agora devolve ao ilheense mais um meio de informação e lazer cultural. Assim, o Águia da Cultura tornou-se um instrumento fundamental para o incremento e a prática de atividades socioculturais em comunidades mais afastadas da área urbana de Ilhéus.

Via Secom / Prefeitura de Ilhéus

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *