Casa Jorge Amado receberá Circuito de Memória

casa-jorge-amado-01

Com o objetivo de revelar as histórias que moldam a identidade sul baiana e de aproximar a comunidade aos museus ilheenses, será lançado o Circuito de Memória, no próximo dia 10 de abril, na Casa de Cultura de Jorge Amado, localizada no quarteirão de mesmo nome do autor baiano, às 17h. Uma iniciativa da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de Ilhéus, que integra o Programa de Educação Patrimonial desenvolvido pela Secult desde 2013.
A proposta é ampliar a acessibilidade do público aos museus, através da educação patrimonial, possibilitando a aproximação da população com a sua cultura, já que esses locais proporcionam aos observadores ideias e sensações que ampliam o conhecimento e aprofundam a consciência de identidade. Dessas forma, será explorada a memória do cacau, o inventário sacro da Piedade, os famosos coronéis e suas histórias ou ainda lembranças do mar e da capitania, ilustradas por diversos escritores locais como Jorge Amado e Adonias Filho, que, através da literatura contribuíram para a construção e divulgação identitária regional.
O Circuito funcionará ainda como mais uma opção de roteiro turístico para os visitantes, ao incentivar o turismo cultural em nossa cidade, ao possibilitar o acesso dos visitantes a arquivos documentais e iconográficos da cidade. Desta forma, será possível apresentar a diversidade desse tipo de equipamento localizado no Território de Identidade Litoral Sul para a comunidade, turistas e pesquisadores, preservando a diversidade cultural do município.
O Circuito – Fazem parte deste circuito a Casa de Cultura Jorge Amado; Museu do Mar e Capitania; Museu do Cacau/UESC; Museu da Piedade; Memorial Misael Tavares; Casa de Arte Baiana; Memorial Unzó Tombenci Neto; Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze; e Associação Filtro dos Sonhos.

Via Secom / Prefeitura de Ilhéus

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *