População de rua passa por identificação em Ilhéus

Cadastro de moradores de rua 01

A equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), trabalho realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus, tem realizado buscas na cidade para identificar e diagnosticar pessoas que moram em vias públicas. Na última quarta-feira (02), o grupo que compõe o projeto atuou em parceria com o programa municipal de combate a Tuberculose e Hanseníase, vinculado à Secretaria de Saúde (Sesau) do município na realização de uma série de ações voltadas para esse público na Central de Abastecimento do Malhado.
O Centro Pop tem como objetivo principal representar um espaço de referência para o convívio social de pessoas em situação de rua, proporcionando vivências e o desenvolvimento de relações de solidariedade e autonomia. De acordo com otitular da SDS, Jamil Ocké, “a ação conjunta teve como objetivo atuar no bairro de maneira preventiva e realizar busca ativa de pessoas em situação de rua”.
O serviço funciona em Ilhéus desde 2013 e realiza abordagem dessa população, através da busca realizada pela equipe do programa, composta por educador social, motorista, orientador social, coordenação, assistente social e psicólogo. O mapeamento tem como finalidade quantificar, observar os locais por onde transitam os moradores de rua, verificar as atividades que realizam e conhecer o perfil e as particularidades dessa destes, para que sejam traçadas estratégias para o atendimento social e de saúde.
População de rua – De acordo com o Decreto n° 7.053 de 23 de dezembro de 2009, são considerados como população em situação de rua o grupo heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente. O atendimento do serviço é diurno, não pode ser caracterizado como abrigo e visa melhorar a vida desses usuários através do incentivo à busca da independência das políticas públicas. A sede do Centro Pop fica localizada na Avenida Candeias, nº 544, Bairro Conquista.

Via Secom / Prefeitura de Ilhéus

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *