Prefeitura de Ilhéus forma novas turmas do Pronatec

Pronatec 01

Nesta quinta-feira (16), a Prefeitura de Ilhéus realizará a cerimônia de certificação de 40 concluintes dos cursos de mestre de obras e pedreiro de alvenaria, realizados por meio do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento será às 17h30, na Casa de Capacitação da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), localizada na Rua Osvaldo Ramos, nº 265, na Conquista.
Durante o curso, ofertado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), os estudantes tiveram a oportunidade de trabalhar em construção, reforma e manutenção de obras civis, alvenaria de tijolos, blocos e concreto, contrapiso, revestimentos de pisos e paredes em geral, montagem de painéis de alvenaria pré-fabricados ou convencionais.
Todas as atividades realizadas durante o curso estavam de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, “o Pronatec é um presente para os jovens e adultos de Ilhéus que necessitam de qualificação e requalificação profissional”.
Pronatec – Instituído pela Lei Federal 12.513/11, tem como objetivo principal oferecer oito milhões de vagas, com prioridade para estudantes de ensino médio da rede pública, trabalhadores e beneficiários de programas federais, além de incluir famílias de baixa renda, pessoas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou que recebem o Seguro-Desemprego. São ofertantes dos cursos do Pronatec, o Instituto Federal da Bahia (IFBA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre outros.
Ilhéus ocupa hoje o 6º lugar em matrículas na Bahia e já formou centenas de alunos em cursos como auxiliar de fiscalização ambiental, assistente de planejamento e controle de produção, assistente de operação de logística portuária, auxiliar administrativo e fotógrafo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *