Baixa procura faz Estado prorrogar vacina contra gripe até dia 12

vacina

Por conta da baixa procura pela vacina da Influenza (gripe), a Secretaria da Saúde do Estado prorrogou por mais uma vez a campanha de vacinação contra a doença. O novo prazo para a imunização é o dia 12 de junho. A cobertura vacinal na Bahia está em 61,15% e, até o momento, apenas 60 dos 417 municípios baianos atingiram a meta preconizada que é de vacinar 80% da população alvo, composta por 3,3 milhões de pessoas.

Devem ser vacinados os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Prevenção – A principal forma de prevenção em saúde pública para a influenza é a vacinação. A campanha anual, realizada entre aos meses de abril e maio, vem sendo ocorrendo desde 1999, e ao longo dos anos contribuiu para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

De acordo com Ramon Saavedra, coordenador do Programa Estadual de Imunização, o principal objetivo da campanha de vacinação contra a gripe é reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela influenza principalmente na população com idade a partir de 60 anos e crianças entre seis meses e menos de cinco anos.

A influenza é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, altamente contagiosa, cuja ocorrência se observa com maior intensidade no final do outono e durante o inverno. A Organização Mundial de Saúde estima que a cada ano, aproximadamente 600 milhões de pessoas apresentam um episódio de gripe.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *