Cidade ganha de volta a Biblioteca Pública

biblioteca

Em comemoração aos 481 anos de Ilhéus, foi  reinaugurada ontem, a Biblioteca Pública Adonias Filho (antigo Colégio General Osório), localizado na Praça Castro Alves, centro. O prédio está em reforma desde 2014, tocada com recursos próprios.

A biblioteca funcionará de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h, exceto durante os feriados. O acervo do equipamento é composto por livros nacionais e estrangeiros, atlas, dicionários e enciclopédias. O espaço está divido em sala de empréstimo, onde somente adultos poderão ter cadastro e efetuar a retirada temporária das obras; sala de literatura infantil, onde obras para crianças de até 12 anos estarão disponíveis para leitura, proporcionando um ambiente agradável para a imersão no ambiente literário desde a infância.

Com a proposta de diversificar o funcionamento, a biblioteca terá também a sala de referência composta por diversas enciclopédias, atlas e dicionários, além da sala de pesquisa e de braile, novidade que garante a acessibilidade de pessoas com deficiência. A proposta é fazer do espaço da biblioteca um ambiente multicultural, onde aconteçam também atividades de incentivo à leitura, a realização de workshops e exposições. Dessa forma, o ilheense voltará a visitar a biblioteca com um novo olhar.

De acordo com o secretário de cultura, Paulo Atto, uma das novidades para a reinauguração do espaço é a criação da agência de fomento à economia criativa, em parceria com o Sebrae, que funcionará dentro da biblioteca e tem como objetivo dar assessoria ao artistas do município.

História – A Biblioteca Pública faz parte do acervo de bens culturais e históricos do município. O prédio, que no passado abrigou o histórico Grupo Escolar General Osório, foi inaugurado em 31 de dezembro de 1915. Primeira escola pública de Ilhéus, foi durante muitos anos o principal estabelecimento escolar do município. A última grande reforma no equipamento foi realizada em 2002, com o objetivo de que abrigasse a Biblioteca e o Arquivo Público de Ilhéus.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *