Envelhecimento saudável é tema de lançamento da Editus

editus

Um olhar multidisciplinar sobre o desafio de envelhecer bem é o que resume o mais recente lançamento da Editus – Editora da UESC. O livro “Velhice saudável: múltiplos olhares e múltiplos saberes”, organizado pelas professoras Raimunda Silva d’Alencar e Márcia Valéria Diederiche, reúne textos produzidos por especialistas de todo o país sob a perspectiva de diversas áreas do conhecimento.

A publicação é fruto das discussões traçadas no V Seminário de Pesquisas em Envelhecimento, III Simpósio sobre a Doença de Alzheimer e I Congresso de Aposentados do Sul da Bahia, eventos realizados pelo Núcleo de Estudos do Envelhecimento da UESC com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).  Neles, foram debatidos aspectos fundamentais para a compreensão da velhice como experiência que inclui, além da questão genética, fatores histórico-culturais, intelectuais e de personalidade.

O livro também busca desconstruir a ideia do envelhecimento como prejuízo social e  chama o leitor à discussão sobre a necessidade de que isto só é possível por meio de ações concretas que incentivem o autocuidado, o respeito e a criação de políticas públicas para melhor qualificar a velhice. Para as organizadoras, “é importante que as oportunidades sejam ampliadas e acessadas por todas as pessoas, garantindo a participação ativa dos idosos em todos os sentidos.”

Para os interessados na temática, o livro já está disponível na Livraria da Editus, no Centro de Artes e Cultura Paulo Souto, na UESC. Brevemente o livro estará disponível também na Livraria Papirus, em Ilhéus. Na internet, o leitor poderá encontrar as publicações no site www.livrariacultura.com.br e no www.bookpartners.com.br. Pedidos podem ser feitos pelo e-mail vendas.editus@uesc.br ou pelo telefone 73 3680-5240. No site www.uesc.br/editora, o leitor encontra todo o catálogo de produções da Editora.

As autoras

Raimunda Silva D’Alencar é professora da Universidade Estadual de Santa Cruz, autora do projeto de criação da Universidade Aberta à Terceira Idade da UESC e Sócia-fundadora e Diretora de Ensino da Associação Brasileira de Universidades Abertas à Terceira Idade (Abrunati).

Márcia Valéria F. Diederiche é professora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Doutora em Ciências Biomédicas/Genética Forense pela Universidade de Coimbra e Perita Criminalística do Departamento de Polícia Técnica da Bahia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *