Governo doa área para implantação de fábrica de chocolate em Ilhéus‏

area

O termo de doação de uma área de dois mil metros no Distrito Industrial de Ilhéus, para a APC Cooperativa Agroindustrial de Cacau e Chocolate, foi assinado pela Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial, órgão do Governo do Estado, durante o Festival Internacional do Cacau e Chocolate. O ato contou com as presenças do vice-governador João Leão, do secretário estadual de Turismo Nelson Pelegrino, que visitaram o festival, além do superintendente da Sudic Jairo Vaz, o prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro e produtores de cacau e chocolate.

A fábrica terá um investimento de R$ 1,2 milhão para produzir 180 toneladas de chocolate por ano. A APC Cooperativa reúne 256 produtores de cacau da região de Ilhéus, dos quais 77% são mini produtores. “Com a implantação dessa unidade vamos  agregar valor ao cacau na região Sul e incrementar a renda dos cooperados”, afirmou o presidente da APC Cooperativa, Alfredo Landim.

De acordo com Jairo Vaz, “o Governo do Estado está incentivando uma cadeia produtiva importante para a Bahia, já que a região tem um grande potencial para a produção de chocolates. Vamos desenvolver ações que contemplem toda a cadeia produtiva de cacau, do cultivo de amêndoas de qualidade e com maior produtividade e à produção de chocolates que atendam a uma demanda cada vez mais crescente no mercado nacional e mundial”.

A Sudic também assinou um termo de compromisso com a Prefeitura de Ilhéus, para a realização de serviços emergenciais e preventivos no distrito industrial

Durante a visita ao Festival Internacional do Cacau & Chocolate de Ilhéus, realizado de 11 a 14 de junho, que reuniu cerca de 30 mil pessoas e movimentou cerca de R$ 10 milhões em negócios, de acordo com o organizador do evento, Marco Lessa, o vice-governador João Leão e o secretário de Turismo Nelson Pellegrino, percorreram os estandes onde foram apresentadas e comercializadas diversas marcas de chocolates produzidos no Sul da Bahia.

“Nos últimos anos a produção de chocolate na região cresceu em quantidade e qualidade. Vamos trabalhar para transformar Ilhéus na Capital Mundial do Chocolate”, disse Pelegrino. Para ele, “além de fortalecer a cadeia produtiva de cacau, a produção de chocolate tem impactos positivos no turismo, já que podemos associar cacau, chocolate e Jorge Amado, atraindo turistas do Brasil e do Exterior”.

O vice-governador João Leão destacou que “o Festival Internacional de Cacau & Chocolate é um evento que fortalece a região. A produção de chocolates finos vai contribuir para o desenvolvimento regional, associada a projetos importantes como a Ferrovia Oeste Leste e o Porto Sul”. “Vamos desenvolver ações governamentais que tornem o Sul da Bahia um polo chocolateiro de renome mundial, já que produzimos as melhores amêndoas”, disse Leão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *