Jabes vai à Brasília em busca de recursos para os morros

fiol2

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, se reúne nesta quinta-feira, 11, em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o deputado federal Roberto Brito, para reivindicar a liberação de verbas federais destinadas a obras em áreas atingidas pelas chuvas em novembro de 2013. Ribeiro enfatiza que o município enfrenta nova temporada de chuvas e necessita, urgentemente, iniciar os serviços nas localidades, para evitar novas ocorrências graves.

A solicitação de recursos para as obras nos morros, como construção de encostas e drenagem pluvial, foi feita em 2014, devido à situação de emergência vivenciada pela cidade no período. Com a saída de Ilhéus do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc, espécie de Serasa de entidades públicas), uma conquista da atual administração, o município se tornou apto a receber repasses federais.

Segundo o prefeito, praticamente todo o trâmite burocrático para a liberação das verbas já foi superado, o que deve permitir a realização de obras em, pelo menos, quatro localidades: altos da Tapera (em dois pontos), do Socorro e do Amparo. Para a efetivação dos serviços nesses locais, basta agora que o Governo Federal realize a transferência dos recursos.

O pedido de recursos foi apresentado com todo o detalhamento dos estragos causados, como deslizamentos de terra e soterramentos, e conteve também as obras a serem realizadas. Todo o procedimento foi acompanhado por profissionais do Ministério, que vieram à cidade vistoriar os locais de risco.

Com a reunião desta quinta-feira, 11, o prefeito Jabes Ribeiro acredita que será possível sensibilizar o ministro para que providencie a liberação imediata dos recursos, permitindo o início dos trabalhos de contenção de encostas e melhorias na drenagem pluvial das localidades necessitadas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *