Municipal de Ilhéus será reinaugurado no fim deste ano‏, anuncia prefeito

teatro

As obras de revitalização do Teatro Municipal de Ilhéus, localizado no centro histórico da cidade, foram intensificadas no início deste mês e deverão ser concluídas até o fim do ano, segundo o prefeito Jabes Ribeiro. O equipamento está interditado por motivos de segurança, depois de uma perícia técnica constatar o comprometimento da estrutura, como corrosão nas vigas de metal dos suportes dos condicionadores de ar e do forro acústico. O serviço é custeado através de verbas de duas emendas parlamentares, uma no valor de R$ 254 mil e outra de 500 mil reais.

De acordo com o prefeito Jabes Ribeiro, diante das dificuldades financeiras, foi necessário buscar parcerias para recuperar o equipamento. A emenda de menor valor já está à disposição do município e custeia a primeira etapa da reforma. O serviço consiste na recuperação do telhado e das estruturas de metal, a requalificação dos banheiros, revisão dos sistemas elétrico e hidráulico, pintura geral (interna e externa), substituição de esquadrias e a adequação do espaço aos novos conceitos de acessibilidade, além de uma ampla revisão nos equipamentos de prevenção e combate a incêndio.

O secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, informa que a segunda fase das intervenções abrangerá a execução de melhorias no sistema de sonorização, a troca de todas as poltronas e carpetes, além de investimentos na iluminação cênica. A licitação para a esses serviços, de acordo com o secretário de Infraestrutura de Ilhéus, Isaac Albagli, será lançada em breve, para que o trabalho seja iniciado logo ao término da primeira etapa.

História – Um dos mais importantes equipamentos culturais do município, o Teatro Municipal de Ilhéus foi inaugurado em 1932, ainda com a grafia Cine-Teatro Ilhéos. Depois de passar por décadas de abandono, em 1986, durante o primeiro mandato do prefeito Jabes Ribeiro (83-88), o TMI foi totalmente reconstruído. Pelo espaço, já passaram grandes nomes do teatro e da televisão, como Raul Cortez, Chico Anysio, Benvindo Sequeira, Patrícia Pillar, Juca Chaves, Vera Fischer, Lucélia Santos, Elisabeth Savala e Baden Powell.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *