REFORMA DA BIBLIOTECA PÚBLICA ADONIAS FILHO, EM ILHÉUS, ESTÁ EM FASE FINAL

biblioteca_2

A reforma da Biblioteca Pública Adonias Filho (antigo Colégio General Osório) localizado na Praça Castro Alves, centro, está em fase adiantada. No momento, estão sendo feitas a recuperação da calçada no entorno e a finalização da aplicação do sinteco, espécie de verniz colocado no piso de madeira. Desde que foi iniciada a obra, já foram feitas revisões das instalações elétricas e hidráulicas, do telhado e pintura, além da recuperação do forro, piso e das paredes.

O acervo da biblioteca já foi transferido de volta ao equipamento e está sendo organizado nas salas de leitura, pesquisa e consulta, que estarão disponíveis para a comunidade. A proposta é transformar o local num ambiente vivo, com atividades culturais voltadas para o incentivo à leitura, workshops e realização de exposições. “Dessa forma, vamos fazer com que o ilheense volte a visitar o espaço com um novo olhar”, destaca. O secretário de cultura de Ilhéus, Paulo Atto.

O secretário destaca uma outra novidade para a reinauguração do espaço, que é a criação de novos setores, como o de leitura em braile, garantindo assim a acessibilidade e democratização do acesso às obras disponíveis.

Revitalização – Ao assumir o governo, em janeiro de 2013, o prefeito Jabes Ribeiro determinou a realização dos estudos necessários para recuperar o prédio.  O General Osório foi inaugurado em 31 de dezembro de 1915.

Primeira escola pública de Ilhéus, foi durante muitos anos o principal estabelecimento escolar do município. No ano de 2002, foi realizada uma reforma com o objetivo de adequá-lo para que nele fosse instalada a Biblioteca e o Arquivo Público de Ilhéus. Em 2004, o prefeito Jabes Ribeiro autorizou a pintura do prédio, sendo esta a última intervenção do poder público no local até o ano de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *