Oficina de Encadernação Manual capacita empreendedores

oficina

A Secretaria de Cultura de Ilhéus promovendo até ontem, oficina de Encadernação Manual, que faz parte do Projeto Oficinas Multiculturais, aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura. A iniciativa teve início na última quarta-feira, 08, e aconteceuno Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), antigo Colégio Estadual de Ilhéus, com o objetivo de capacitar empreendedores que atuam com economia criativa.

O facilitador da oficina, Luciano Robatto, é especialista em Arte-Educação – Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), produtor, programador visual e designer gráfico. A proposta do curso é fazer com que os participantes atentem para a possibilidade da elaboração de peças artesanais como meio eficaz de geração de trabalho e renda, com possibilidades de preservação da cultura do contexto, criando uma identidade local.

Segundo Robatto, durante o curso, os alunos aprenderam a utilizar as técnicas de encadernação com costura copta, com costura japonesa, forração de capas duras com palha de bananeira, com tecido, papel e técnica de criação de papel couro.

Oficinas – As oficinas de Capacitação Multicultural são financiadas com recursos do Fundo Municipal de Cultura e têm o objetivo de capacitar, fomentar e dar visibilidade à economia criativa, além de impulsionar o empreendedorismo e o associativismo no município.

Nesta primeira edição já foram ofertadas as oficinas de Design Cidadão, ministrada pelo designer Adson Medeiros, e Capacitação Multicultura, ministrada por Roseli Gatelli, Mestre em Administração Estratégica e Especialista em Comunicação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *