Pesagem do Bolsa Família em Ilhéus deve ser feita para evitar suspensão‏

familia

Beneficiários do programa Bolsa Família que residem em Ilhéus e ainda não realizaram a pesagem de crianças e gestantes que compõem o núcleo familiar devem procurar o posto de saúde mais próximo para realizar o procedimento e evitar a suspensão do auxílio. Antes, é necessário entregar toda a documentação dos que serão pesados à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), localizada à Rua Padre Mário Alfredo, s/n, Conquista, das 08h às 14h, para que seja retirado o mapa de pesagem.

Segundo o titular da pasta, Jamil Ocké, a pesagem é imprescindível para a manutenção do benefício, além de permitir alimentar as informações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), gerido pelo governo federal. Devem ser pesadas as crianças com até sete anos de idade e gestantes, para que o benefício não seja bloqueado ou suspenso.

Nesta sexta-feira, 10, será encerrada a primeira vigência de 2015 do Sisvan. A segunda terá início a partir do dia 20 de agosto, quando aqueles beneficiários previamente identificados pela SDS após o dia 10 deste mês, poderão realizar a pesagem. Após o procedimento, é necessário retornar à secretaria para levar o mapa de pesagem, que será lançado no sistema.

Atualmente, o Sisvan contabiliza um total de quatro mil famílias acompanhadas em Ilhéus. Esse número ainda é pequeno, visto a quantidade de beneficiários que não se apresentaram para o procedimento e, por isso, não estão no sistema. De acordo com o secretário Jamil Ocké, “existem cerca de 10 mil famílias que ainda não foram acompanhadas nessa primeira vigência. O intuito da pesagem é alcançar o maior número de famílias possível e evitar que estas percam o seu benefício”.

Pesagem – Assim que uma família passa a receber o benefício do Bolsa Família, ela assume o compromisso de manter crianças e jovens na escola, e também de fazer o acompanhamento pela saúde, através do Sisvan. As famílias devem realizar sempre a pesagem de crianças com até sete anos de idade e gestantes.

Bolsa – O programa Bolsa Família é um programa integrante do Plano Brasil Sem Miséria (BSM) e oferece transferência de renda para famílias que tem renda per capita inferior a R$ 70 por mês e beneficia hoje em Ilhéus mais de 20.000 famílias. A pesagem também pode ser feita nos Postos de Saúde da Família dos bairros da cidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *