BAHIA É VICE-LÍDER EM SERVIDORES COMISSIONADOS E TEMPORÁRIOS

Agosto 27, 2015 Sem comentários »

carteira

A Bahia foi um dos “destaques” no quesito empregados sem concurso público na administração publica na pesquisa “Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros 2014″ divulgada nesta quarta-feira, 26, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estado e municípios da região metropolitana de Salvador possuem 52.374 cargos comissionados (entre governo do estado e prefeituras). O número só é menor do que o governo de São Paulo e prefeituras da região metropolitana que conta com 55.788 comissionados.

Em relação a outros cargos “sem vínculo permanente” (ai abarcado os contratados via Regime Especial de Direito Administrativo – Reda; e Prestação de Serviço Temporário – PST) o governo e prefeituras baianas contam com 131.812 servidores. Somente Minas Gerais emprega mais nesse quesito: 179.786.

O número de temporários do estado de São Paulo que, segundo o IBGE, é de 47.081. Há anos o Ministério Público do Estado vem tentando combater o empreguismo via contratação de servidores temporários.

A promotora Rita Tourinho do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam) informou que o MPE patrocina, no momento, dez ações públicas contra o estado e prefeituras visando a substituição de temporários por contratados através de concurso público.

Assunto Relacionado

Comente