Ilhéus sedia 5º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia‏

ocke

Nos próximos dias 30 e 31 de agosto e 01 de setembro, Ilhéus sedia o 5º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, que acontecerá no Hotel Praia do Sol, localizado no litoral sul da cidade. O tema central do evento é “Fortalecendo o SUS através dos Municípios”, e tem como objetivo propor a interação entre os gestores municipais para fortalecimento das políticas públicas e discutir questões que estão na pauta municipalista, constituindo inclusive o fomento ao processo de desenvolvimento social e econômico do Estado da Bahia.

Pela primeira vez o Congresso Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia será realizado fora da capital baiana, através de uma proposição da Secretaria de Saúde de Ilhéus. O evento será aberto no dia 30, às 20h, com a conferência sobre o tema “Fortalecendo o SUS através dos Municípios”. Cerca de 600 gestores municipais estão sendo aguardados durante os três dias do congresso

De acordo com o secretário de Saúde de Ilhéus, Antônio Ocké, a realização do congresso no interior baiano é muito importante pois fortalece as políticas públicas de saúde e promove a interação entre os gestores. “É necessário que os secretários de saúde discutam temas que promovam a melhoria da saúde do estado, como os consórcios de saúde, programa “Mais Médicos”, planejamento regional integrado e regionalização da saúde na Bahia”, afirma Ocké.

Programação – No segundo dia do Congresso, 31, o evento será iniciado às 8h, com a sala de atendimento SESAB; das 8 às 10h haverá a mesa “Consórcios de Saúde: Experiência do Ceará e Projeto Bahia”; das 10 às 12h, acontece o painel sobre o Programa Mais Médicos: avanços e desafios; das 14 às 16h, o debate sobre “Direito à Saúde e a Judicialização: dificuldades e desafios”; das 16 às 18h, assembléia geral para eleição da nova diretoria do COSEMS; das 18h30 às 19h30min, Luau com Idéias: Controle Social e a Gestão do SUS. Após o jantar, a programação cultural terá “Luau à beira–mar”.

No terceiro e último dia do evento, das 8 às 10h, mesa redonda sobre Financiamento da Saúde; das 10 às 11h30m, painel sobre Regionalização da Saúde na Bahia e o Planejamento Regional Integrado; das 11h30m, Leitura e aprovação da Carta de Ilhéus. Em seguida, será realizado o almoço de encerramento.

Sala de Atendimento SESAB – Uma grande novidade no 5º congresso será a Sala de Atendimento aos gestores municipais, realizado pelo secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, e a equipe técnica da SESAB. Vale salientar que os atendimentos acontecerão durante os três dias do evento. No primeiro dia, das 14 às 18h; no segundo dia, das 08 às 12h e das 14 às 18h e no terceiro dia, das 08 às 12h.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *