CAIXA ESTACIONÁRIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS É INSTALADA NA CENTRAL DE ABASTECIMENTO DO MALHADO, EM ILHÉUS

caixa

Na tarde da última  quinta-feira, 17, a Central de Abastecimento do Malhado passou a contar com uma caixa estacionária de resíduos sólidos. A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) e da empresa Solar Ambiental, realizou a instalação do equipamento, que vai proporcionar serviço de limpeza pública mais eficaz. Na oportunidade, feirantes do pavilhão B, onde está situado o compactador, foram contemplados com novas barracas, seguindo normas da Vigilância Sanitária.

De acordo com o vice-prefeito, Carlos Machado (Cacá), que acompanhou a instalação, esse equipamento é utilizado somente por grandes cidades brasileiras, o que demonstra a preocupação do município com a questão ambiental. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, César Benevides, “esse é um serviço moderno que impede odores desagradáveis e a presença inconveniente de animais”.

O compactador estacionário vai substituir as tradicionais caixas coletoras, que ficam abertas. O equipamento oferece inúmeras vantagens em seu trabalho, entre elas, higiene, baixo custo operacional, segurança e fácil manutenção, garantindo assim maior volume transportado, além de inibir o odor e a propagação de insetos e roedores.

Segundo Antonio Cavalcanti, diretor da empresa Solar Ambiental, responsável pela coleta de resíduos domésticos no município, a máquina comporta 17 metros cúbicos de material. O lixo será retirado duas vezes ao dia, às 7h e às 12h. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, César Benevides, até a próxima semana, o centro da cidade será contemplado com um equipamento desse tipo, nas proximidades do Sindicato Rural de Ilhéus.

Melhoria – A feirante Flávia Santos, que trabalha há 24 anos na Central de Abastecimento vendendo hortaliças, disse estar contente com a chegada do equipamento. “Trabalhamos aqui o dia inteiro e o mau cheiro e o lixo que muitas vezes ficava no chão, atrapalhava muito nossas vendas. Com certeza agora teremos um ambiente melhor para trabalhar”. A feirante relata ainda que com as novas barracas também poderá organizar melhor sua mercadoria.

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Roberto Garcia, a entrega de novas barracas aos feirantes da central deve continuar sendo feita, com o objetivo de garantir as condições adequadas de higiene a esses trabalhadores. O material foi adquirido numa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *