Conferência de Assistência Social de Ilhéus acontece nesta terça

conferencia

Nesta terça-feira, 15, o Conselho Municipal de Assistência Social de Ilhéus (CMAS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realiza a X Conferência Municipal de Assistência Social, a partir das 7h. As inscrições serão realizadas na Faculdade de Ilhéus, onde ocorre o evento, e também nas cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizados nos bairros Banco da Vitória, Barra, Olivença, Nossa Senhora da Vitória e Teotônio Vilela e na sede da SDS, localizado na Rua Mário Alfredo, s/n, Conquista.

Com o tema “Consolidando o SUAS de vez, rumo a 2026”, a ação foi distribuída em dimensões, que abarcaram assuntos diversos, todos previamente discutidos com a sociedade civil em pré-conferências realizadas nos Cras. Durante a conferência, que se estende até às 18h, serão realizadas palestras, grupos de discussões e a eleição de delegados para as etapas territorial e estadual.

Para o secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Jamil Ocké, a conferência é o momento de toda a sociedade, sejam os assistidos pelos programas, funcionários, poder público, associações discutirem as linhas gerais para o melhoramento dos serviços prestados.

Suas – O Sistema Único de Assistência Social organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Em 2015, o Suas completa 10 anos de existência. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

Programas – Entre os programas em funcionamento em Ilhéus e que integram o Suas estão o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência de Assistência à Mulher (Cram), Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), assistência ao menor infrator, entre outros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *