FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS FEDERAIS ANUNCIAM GREVE CONTRA POLÍTICAS DE AUSTERIDADE

publicos

Os funcionários públicos anunciaram nesta quarta-feira uma paralisação para a próxima quarta para protestar contra as medidas de austeridade propostas pelo governo para reequilibrar a economia do país.

A Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef) e outras 20 entidades sindicais concordaram em declarar o próximo dia 23 de outubro como “Dia Nacional de Luta”.

De acordo com o secretário-geral da Condsef, Sergio Ronaldo, a paralisação, de caráter nacional e que terá um ato central em Brasília, servirá para expressar a “rejeição total” dos funcionários públicos federais contra o pacote de ajuste fiscal lançado pelo governo.

Esta semana, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou novas medidas de corte restritivo, depois de a agência de classificação de risco Standard and Poor’s rebaixar a nota de crédito do país aos chamados “bônus lixo”.

Entre as propostas do Executivo estão: o adiamento do reajuste salarial para funcionários públicos, previsto inicialmente para janeiro; a suspensão dos concursos e aumento dos impostos.

Segundo cálculos da Condsef, que representa 80 % dos funcionários vinculados ao governo federal, 100 mil dos 850 mil funcionários públicos do Estado estão atualmente em greve.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *