Recuperação da rede pluvial da Soares Lopes ficará pronta no fim do mês

avenida

O trabalho de recuperação da rede de drenagem pluvial da Avenida Soares Lopes, principal cartão postal da cidade, segue em bom ritmo. A previsão da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) é de que as intervenções sejam concluídas até o fim deste mês. Desenvolvidos no âmbito da Operação “Ilhéus em Ação”, os serviços já contribuem para melhorar o escoamento da águadas chuvas visando à redução significativa de novos alagamentos na região.

No momento, uma equipe da Seintra trabalha em um trecho situado nas proximidades do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. “No local, estamos executando a desobstrução da rede por meio da substituição das manilhas e da recomposição das caixas de passagem”, afirma o superintendente de Obras da Seintra, Derneval Furtunato.

O trabalho conta com o apoio de um carro jateador, que auxilia no processo de limpeza, e de um carro de sucção, instrumento que torna mais rápida a remoção de resíduos. “Com o passar dos anos, o lixo, a areia e as raízes das amendoeiras locais acabaram contribuindo para a obstrução de boa parte da rede”, ressalta o superintendente de Obras da Seintra. Segundo ele, a recuperação da rede de drenagem pluvial da Soares Lopes também evitará alagamentos na Avenida Vereador Marcus Paiva (antiga Avenida Bahia), situada no Bairro Cidade Nova.

Derneval Furtunato acrescenta, ainda, que a recuperação da rede pluvial será concluída em trecho localizado no final da Avenida Soares Lopes (sentido Catedral-Porto). “No local, provavelmente, executaremos o mesmo tipo de serviço realizado nos demais pontos”, completa.

Rede – O titular da Seintra, Isaac Albagli, lembra que a intervenção foi iniciada na rede secundária, para, depois, atingir a rede primária. “Essa rede vai das imediações da Unimed até o Porto. Já a segunda vai das proximidades da Unimed até a Catedral de São Sebastião”, informa.

Como parte do trabalho, Albagli destaca a implantação de uma nova rede de águas pluviais nas imediações do Cinema Santa Clara em substituição a antiga, que, por ter ficado muito tempo sem manutenção regular, acabou tornando-se obsoleta.De acordo com o secretário, a rede de drenagem pluvial velha foi danificada pelo lixo acumulado ao longo dos anos. “Esses detritos, somados a areia e a muitas raízes de plantas, acabaram obstruindo completamente a rede, realidade que vinha contribuindo para a ocorrência de frequentes alagamentos”, reitera.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *