Reforma do Centro de Controle de Zoonoses está em fase final‏

zoonoses

A Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Saúde (Sesau) e Infraestrutura (Seintra), está executando, com recursos próprios, as obras de reforma e ampliação do Centro de Controle de Zoonozes,  localizado no bairro Teotônio Vilela, nas proximidades da Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR 415). O equipamento é voltado para o controle populacional de animais errantes e prevenção de doenças que podem ser transmitidas à população, como raiva, leptospirose e leishmaniose.

De acordo com o coordenador da unidade, Aloísio Leite, todo o equipamento está passando por melhorias nas suas instalações elétricas e hidráulicas e os trabalhos seguem em bom ritmo. Envolve uma revisão geral nos forros e telhados e a recuperação ou substituição das esquadrias internas e externas. “O esforço contempla, ainda, a reforma da sala cirúrgica, do setor administrativo, do curral, das baias, do almoxarifado, dos banheiros e das salas de vacina, necropsia e isolamento”, informa.

Informou o secretário de Saúde, Antonio Ocké, que a reforma do espaço se deu por determinação do prefeito Jabes Ribeiro. A unidade conta com os serviços de três veterinários, um zootecnista, um técnico em zootecnia, um auxiliar de serviços gerais, dois motoristas e cinco auxiliares de veterinária. Entre as principais atividades da Unidade, destacam-se a castração de cães e gatos para controle populacional, a vacinação antirrábica, a captura de cães mordedores, de animais doentes, a de equinos em locais públicos e o controle de ratos, escorpiões, carrapatos e caramujos africanos, entre outros.

Ainda de acordo com o coordenador Aloísio Leite, “com relação às áreas reservadas para o canil e para o gatil, além de serem duplicadas, passando de seis para 12 e de uma para duas, respectivamente, elas também receberão azulejos e pisos antiderrapantes”. Por fim, o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses chama atenção para o fato de que se encontra também no projeto a construção do muro da unidade.

Zoonoses – Zoonoses são doenças que podem ser transmitidas entre os animais e o homem. Os agentes que desencadeiam essas afecções podem ser diversos tipos de microorganismos, como vírus, fungos e bactérias. Elas podem ser antropozoonozes, que são doenças primárias nos animais e podem ser transmitidas aos homens, e zooantroponoses, que são       doenças primárias nos homens e podem ser transmitidas aos animais.

Em virtude da complexidade do tema, o CCZ trabalha permanentemente com a distribuição de materiais informativos e com a realização de palestras educativas, versando, entre outros, sobre o combate a diversas doenças transmitidas pelos animais, bem como o controle populacional de pombos, morcegos e caramujos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *