DIA D DO NOVEMBRO AZUL SERÁ REALIZADO NESTA SEXTA, EM ILHÉUS

azulNa próxima sexta-feira, dia 27, a Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus realiza o Dia D de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata e diabetes, que integra a campanha Novembro Azul. O mutirão será realizado no estacionamento da Avenida Soares Lopes, na altura da Catedral de São Sebastião, e oferecerá serviços como consultas e marcação de exames.

Os atendimentos serão realizados entre às 8h e 17h e buscam alertar sobre a importância de os homens manterem os cuidados com a saúde. O público masculino com mais de 45 anos é alvo da ação. Serão oferecidas consultas clínicas e com médico urologista, encaminhamento de exames solicitados durante o mutirão, testagem rápida para diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e hepatites virais.

De acordo com o titular da Sesau, Antonio Ocké, durante o mutirão do Dia D, serão oferecidas palestras sobre prevenção e detecção do diabetes, orientações nutricionais e físicas. Ocké lembra que as ações do Novembro Azul em Ilhéus começaram no início deste mês e foram realizadas nas unidades de saúde dos bairros, com atendimentos médicos, orientações e marcação de exames.

Também na campanha, o terminal urbano de transporte e a Central de Abastecimento do Malhado receberam mutirões, que totalizaram cerca de um mil atendimentos. O secretário Antonio Ocké lembra que “o diagnóstico precoce é hoje a arma mais importante, pois, quando descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata são muito mais altas”.

Próstata – Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens e o sexto mais comum no mundo. Apenas esse ano, o Inca estima que 60.180 novos casos sejam diagnosticados no Brasil.

A doença ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames específicos indicados pelo médico, a partir dos 45 anos. Quem possui histórico familiar da doença deve redobrar os cuidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *