ExpoIND Bahia reúne ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo‏

expoind

Nos próximos dias 18 a 21 de novembro, o Centro de Convenções de Ilhéus receberá a primeira feira multissetorial da indústria, a I ExpoIND Bahia. O evento tem o objetivo de promover a integração entre o setor produtivo e a comunidade acadêmica, além de difundir o conhecimento científico, tecnológico e empreendedor no Estado da Bahia. A feira, na forma do I Salão Baiano da Indústria, contará com exposição de produtos e serviços de diversos segmentos, a exemplo de empresas dos polos de informática, de cacau e chocolate, através das representatividades sindicais e associações de Ilhéus e Itabuna. O evento engloba ainda a promoção de painéis com temas estratégicos, palestras ministradas por personalidades nacionais da Economia, workshops, mesas redondas, rodadas de negócio e desafio de ideias, além de atrações culturais.

A ExpoIND Bahia abrange também a 4ª Mostra de Iniciação Científica (MIC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), que apresentará ao empresariado e à comunidade em geral e, principalmente, à acadêmica, projetos de pesquisa, extensão e inovação elaborados por estudantes de nível superior, médio e técnico de todo o país, especialmente da Bahia. Com o tema “Caminhos para uma sociedade criativa”, a MIC reforça a importância da indissociabilidade dos pilares Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. A mostra reserva ainda espaço para apresentação de projetos de estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas de todo o Estado. “A expectativa é que haja cerca de 200 trabalhos selecionados e apresentados. Desses, os 20 melhores ganharão uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”, afirma Agnaldo Freire, coordenador geral da MIC.

Desafio de Ideias – Dentro da Mostra Iniciação Científica do IF Baiano, serão lançados desafios em forma de problemas de quaisquer setores. Os próprios empresários ou microempresários podem apresentar, antes do evento, os problemas que precisam de solução em seus negócios. Desde o seu lançamento, as ideias serão desenvolvidas pelos proponentes e também monitoradas por especialistas. Durante o evento, as equipes que se inscreveram e tiveram suas ideias aprovadas, as apresentarão em performances objetivas de 5 minutos. Caso os patrocinadores dos problemas (empresários) as aprovem, as ideias escolhidas receberão uma premiação em dinheiro e também o patrocínio de dois anos para o desenvolvimento do projeto, em uma incubadora de empresas parceira – a INETI/CEPEDI de Ilhéus.

Completa o tripé da ExpoIND o I Encontro de Inovação (EI), reunião de entidades e instituições, como a Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação de Turismo de Ilhéus, Costa do Cacau Convention Bureau, Faculdades, dentre outras, com diversas atividades relacionadas ao conhecimento e à cultura colaborativa. É nessa área que acontecem as palestras ‘Desafios e oportunidades da economia em tempos de crise’ e ‘Presença Digital e o uso das redes sociais’, ministradas respectivamente pela jornalista Salette Lemos, vencedora do Prêmio Esso por duas vezes e ex-analista econômica da Globo News, e pela consultora e sócia-diretora da empresa de Marketing Digitalents, Sandra Turchi.

A feira é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Eletroeletrônicos e Computadores de Ilhéus/Itabuna (Sinec) e Sindicato da Construção Civil de Itabuna/Ilhéus (SICC), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). A região de Ilhéus e Itabuna tem uma posição estratégica fundamental para o desenvolvimento industrial. A presença do polo de informática, polo moageiro de cacau, polo chocolateiro, indústrias de vestuário, material esportivo, leite, a iminência da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e, sobretudo, de grandes polos do conhecimento como IF Baiano, Instituto Federal da Bahia (IFBA), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) contribuíram para a escolha do local como sede do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *