Fenopo será aberta dia 12 em Ilhéus

fenopo
A X Feira de Negócios e Oportunidades (Fenopo) da Faculdade de Ilhéus será aberta oficialmente no próximo dia 12 de novembro, às 19 horas, no auditório da instituição, com a palestra sobre o tema “Ecologia e Empreendedorismo: Necessidades e Oportunidades do Século XXI”, a ser proferida pelo engenheiro eletricista Ricardo David, sócio proprietário da Ecoluz. No entanto, às 17 horas, será aberta a visitação aos estandes da Feira, e meia hora depois à exposição dos projetos de Economia Criativa dos bairros Hernani Sá e Pontal. Às 18h30min terá início a apresentação cultural, com show ao vivo e banda.

O palestrante foi gerente de Manutenção da Petrobrás por 10 anos e consultor da Eletrobrás, Petrobrás, Banco Mundial e da Embraer, e presidiu, durante sete anos, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Energéticos. Recentemente, ele ocupou o cargo de diretor de Marketing do Esporte Clube Vitória.

Durante a Fenopo, haverá concurso sobre a Melhor Ideia de Negócio, mesa redonda, minicursos, exposição de produtos e outras atrações culturais. Na sexta-feira, 13, segundo dia do evento, às 8 horas, terá início a visita aos estandes e à exposição dos projetos de Economia Criativa dos bairros Hernani Sá e Pontal, cuja retomada na parte da tarde será às 17 horas. À noite, às 18h30min, iniciará a apresentação cultural, e às 19 horas, acontecerá a palestra sobre “e-commerce”, com empresário Guga Stocco, vice-presidente do site Buscapé.

Oficinas e Minicursos – Durante a manhã de sexta-feira, a partir das 8 horas, serão ministradas as oficinas sobre os temas Aplicação do processo de Enfermagem, com Maria de Cássia Pomponet, e Cálculo de medicação, com Eliene dos Santos Tranzillo; e os minicursos A “Reforma Política” dos políticos brasileiros: o que mudou?, por George Nascimento; Execução Penal (Alysson Floriano), Psicologia Econômica (Doutora Ester Jeunon), Velhice ativa e aposentadoria, um olhar atualizado, com Paulo Teixeira ou Joselita Ferreira, com a participação das alunas Jamile Ocké e Tereza Rabat. Além dos minicursos que abordarão a Prevenção e Promoção da Saúde Bucal, com o Dr. Bolívar Landi; Endodontia: Porque tratar um canal, com Dr. Alberto Porto; e Terapia Nutricional, com Andrea Spier.

À tarde, a partir das 14 horas, acontecerão as oficinas sobre Reanimação Cardiopulmonar Adulto (SBV), por Denis Albuquerque Silva Dias, e Reanimação Cardiopulmonar Neonatal e Pediátrica, por Josenilton dos Anjos; e os minicursos Reabilitação das ausências anteriores, com o Dr. Helder Valiense; Parâmetros de rotulagem para a vigilância sanitária, com Ana Magnavita; Comportamento do Consumidor (Marcos Guadalupe), Saúde do Trabalhador (Dayane Mangabeira e Germano Gabriel), Tutelas de Urgência e Evidência (Luiz Carlos Nascimento), Ato Infracional não é Crime, Medida Sócio Educativa não é Pena (Inocêncio Carvalho) e Psicologia Organizacional: Mercado de Trabalho e Papel do Profissional (Rosemary Leal Guimarães).

No sábado, pela manhã, serão realizadas as oficinas sobre Feridas, com Luciana Santos Nobre, e sobre Chocolate Goumert, com Adriana Reis, além dos minicursos sobre Orçamento Público, com Stella Carilo; Comunicação em apresentações: vencendo o medo de falar em público, com Cristiane Nunes; Formando Empreendedores: Como iniciar o meu próprio negócio, com Christian Gresik; Controle de Políticas Públicas, com Jakson Novaes; Corporativismo Sustentável e Eficaz, com Mário Cesar Santos da Silva. Os outros minicursos são sobre Processo Judicial Eletrônico (Danilo Torres), Marketing Pessoal e Desenvolvimento (instrutor do IEL), Exportação para micro e pequenas empresas (instrutor do Sebrae) e Pensando na minha carreira (Elifaz Anunciação).

Ainda no sábado, à tarde, as oficinas sobre Técnicas de imobilização e resgate no trauma, com Wagner Sousa Alves; Coatching, com Ghoeber Morales; e Avaliação Nutricional de Atletas, com Josenilton dos Anjos ou Alberto Kruschewsky; além dos minicursos Terceirização, com Renato da Silva David; Licitações Públicas, com Joilson Vasconcelos; Como fazer uma pesquisa de mercado, com Amarildo Moretti; Franquia como oportunidade de negócio (instrutor do Sebrae), Da compra à venda, do custo ao preço (Elifaz Anunciação) e, às 16 horas, Alinhamento às normas internacionais de contabilidade, também com Elifaz Anunciação.

Show de encerramento, às 18 horas – A Fenopo é aberta ao público, que pode visitar os estandes e interagir com as propostas de negócios apresentadas por estudantes e empresários. Informações sobre inscrições podem ser obtidas na secretaria da Faculdade ou pelo telefone 2101-1700, ou pelo site www.faculdadedeilheus.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *