Prefeito defende ampliação do Cepedi, em Ilhéus

cepedi
Localizada na região central de Portugal, a cidade de Óbidos agrega pólos distintos de negócios. De um lado, o parque tecnológico, e de outro, as atividades do turismo de negócios marcadas pelo festival anual do chocolate, que chega a atrair mais de 100 mil visitantes por edição. Durante a viagem oficial feita à Europa, no início deste mês, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, visitou a cidade portuguesa que apresenta, nesses aspectos, semelhanças com Ilhéus. A ideia do prefeito é aproveitar a área onde está funcionando o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletro-eletrônica de Ilhéus (Cepedi), na Avenida Petrobrás, para ali instalar o Parque Tecnológico, em parceria com o Governo da Bahia, além de incentivar a expansão do Festival do Chocolate local.

O parque tecnológico de Óbidos é responsável pela produção de tecnologia avançada, que engloba, por exemplo, criação de softaware de gerenciamento. É direcionado para as indústrias criativas, o que o diferencia dos parques existentes, imprimindo uma grande vantagem, onde a parceria com as universidades e o poder público se traduz no desenvolvimento de projetos de investigação ligados às empresas.

O prefeito ilheense visitou a cidade de Óbidos – com pouco mais de onze mil habitantes – ao lado da primeira dama Adryana Ribeiro, do secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pellegrino, do diretor da Biofábrica do Cacau, Henrique Almeida, e do presidente da ATIL – Associação de Turismo de Ilhéus, Marco Lessa, entre outros, com o interesse de conhecer detalhes do processo de gestão dos dois segmentos de atividade econômica, cujo fomento também interessa ao Município de Ilhéus.

Esse modelo despertou o interesse do prefeito Jabes Ribeiro e de empresários que também estiveram na cidade portuguesa. Ele lembrou do projeto do Governo do Estado para criação do Parque Tecnológico de Ilhéus, possivelmente em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o IFBA e o Senai. Nesse sentido, o prefeito propõe a parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônico (Cepedi), visando a ampliação de suas atividades.

Chocolate – Segundo Jabes Ribeiro, Ilhéus e região já demonstram potencialidade com a produção chocolateira de alto nível, dando origem a amêndoas e chocolates premiados, inclusive no Salão de Chocolate de Paris, realizado no fim do último mês, na capital francesa. “Pude ver, em Paris, o grande sucesso que o produto regional faz lá foram e isso precisa sem impulsionado, fomentado sem poupar esforços”.

No retorno da viagem, o prefeito contou que uma das possibilidades lançadas na visita a Óbidos aponta para a cooperação entre as duas cidades no intuito de trocar experiências de promoção do chocolate como atrativo turístico, realidade já vivenciada pelo município português há algum tempo. Dessa forma, acredita Ribeiro, será possível “agregar ao chocolate fino a história de Ilhéus, os romances de Jorge Amado, além da beleza natural que dispomos e dispensa comentários”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *