PRIMEIRO CRUZEIRO DA TEMPORADA VAI TRAZER 1.800 PESSOAS A ILHÉUS NESTA SEXTA

cruzeiro
Com a chegada do MSC Lirica, navio de turismo operado pela empresa italiana MSC Crociere, começa nesta sexta-feira, dia 20, a temporada 2015/2016 de transatlânticos no Porto Internacional de Ilhéus. A nova temporada, que deverá trazer ao município cerca de 95 mil turistas, terá 27 paradas e se estenderá até 17 de março de 2016.

A Secretaria de Turismo e Esporte (Setur) reitera que, a exemplo dos anos anteriores, uma das propostas das paradas de navios é aquecer a economia local. “E isso será possível por meio da dinamização do comércio varejista e do setor de prestação de serviços, como as cabanas de praias e as empresas de vans e táxis”, diz o titular da pasta, Josenaldo Cerqueira.

Jackson Rodrigues, servidor da Setur, informa que, na sexta-feira, 20 de novembro, por ser o Dia da Consciência Negra, um receptivo especial incluirá diversas apresentações culturais. “Entre elas, teremos mostras de capoeira, samba de roda e aulas de zumba, exercício que mistura movimentos aeróbicos com ritmos e coreografias latinas, como a salsa e o merengue”, explica, acrescentando que duas apresentações acontecerão no próprio porto e outras duas na Praça Dom Eduardo, em frente a Catedral de São Sebastião, na Avenida Soares Lopes.

Diferenciado – Jackson Rodrigues chama atenção para o fato de que a proposta é fazer um receptivo diferenciado. “Após várias reuniões com os representantes das empresas de turismo e com os proprietários de vans e táxi, a ideia é apresentar aos visitantes as belas praias e os pontos turísticos de Ilhéus, a exemplo do centro histórico”, comenta.

O responsável pelo receptivo da Setur lembra que, apesar da crise econômica mundial, houve um aumento no número de paradas de transatlânticos em Ilhéus. “Na temporada passada, tivemos 22. Já este ano, mesmo com todas as dificuldades financeiras que atualmente penalizam vários setores, serão 27”, destaca Jackson Rodrigues, lembrando que o MSC Lirica trará a Ilhéus 1.800 pessoas, sendo 1.381 passageiros. Ainda segundo ele, deste total, 90% é formado por estrangeiros e 10% por brasileiros.

Programação – A temporada prossegue em dezembro com quatro paradas: Costa Pacífica, dia 14, MSC Splendida, dia 16, MSC Lirica, dia 17, e MSC Splendida, dia 23. Para o mês de janeiro, a programação prevê a visita do MSC Splendida nos dias 6, 13, 20 e 27, Amdea, dia 7, e MSC Lirica, dias 14 e 28.

Na sequência, o Porto de Ilhéus receberá em 2016 a visita do transatlântico Maasdam, 1º de fevereiro, MSC Splendida, dias 3, 17 e 24, Costa Pacífica, dia 10, MSC Lirica, dias 11 e 25, MSC Prinsedam, dia 17, e Balmoral, dia 19. A temporada será encerrada em março do próximo ano, com a seguinte programação: MSC Splendida, dias 2, 9 e 16, Costa Pacífica, dia 4, Costa Mediterrânea, dia 6, e o transatlântico Hanseatic, no dia 17.

Previsão – Apesar da crise econômica, o responsável pelo receptivo da Secretaria de Turismo e Esporte, Jackson Rodrigues, acredita que os gastos de cada turista que chegar a Ilhéus por meio do porto devem ficar próximos da média histórica. “Estamos otimistas. Por isso, a previsão é que cada visitante continue deixando, na cidade, cerca de 50 dólares, o que garantirá um bom movimento nos bares, lojas e outros estabelecimentos”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *