Segundo prefeito, empresas já demonstram interesse em operar Moinho

Jabes Ribeiro 03Gil Gomes e Jabes Ribeiro 01
Jabes Ribeiro 03
Instalado em uma área de 11 mil metros quadrados, o Moinho de Ilhéus tem capacidade para processar até 390 toneladas de trigo diariamente e gerar 500 empregos. Esse potencial já despertou o interesse de empresas em explorar as instalações, como afirmou o presidente da Companhia das Docas, José Rebouças, durante ato de lançamento do edital de licitação para arrendamento daquele espaço, realizado ontem, com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, no Palácio Paranaguá, sede da administração municipal.

O moinho fica instalado na área do Porto Internacional do Malhado, outro grande atrativo para as empresas que pretendem concorrem à licitação, por facilitar o escoamento da produção, como destacou o prefeito. Durante o ato desta quarta, Ribeiro lembrou que as instalações foram desativadas em 2005, devido a um processo de reorganização da Bunge Alimentos, então operadora.

De acordo com o edital, os envelopes com as propostas das empresas serão abertos no dia 12 de janeiro de 2016. Entre a estrutura a ser arrendada, estão seis silos para armazenamento do trigo que, após processado, servirá à indústria alimentícia, principalmente à panificação, fabricação de massas e biscoitos. Após o resultado, estima-se que em trinta dias o equipamento comece a operar.

Durante o ato, o presidente da Codeba, José Rebouças, destacou o esforço do prefeito Jabes e do vice, Carlos Machado (Cacá), para garantir a reativação do moinho. “Sei que a labuta é grande dos gestores para atrair investimentos e sei da importância desse ato, garantindo renda, arrecadação de impostos e o fortalecimento industrial de Ilhéus”.

Para o vice-prefeito Cacá, a retomada da operação do moinho representa mais um avanço da economia ilheense, que busca incansavelmente se diversificar. “O processamento de 64 mil toneladas anuais de trigo representa a diversificação econômica de Ilhéus, geração de emprego, aumento da arrecadação, movimentação de pequenos negócios, a exemplo do de fardamento e restaurantes”, enfatizou.

Esforço – A reativação do moinho foi tratada, em 2013, pelo prefeito Jabes Ribeiro e o vice, Cacá, em visita a Brasília, quando o baiano César Borges era ministro da Secretaria Especial dos Portos. Na época, Borges autorizou a Codeba a iniciar gestões em conjunto com a Prefeitura de Ilhéus, no sentido de reativar o equipamento. Recentemente, o atual ministro, Edinho Araújo, autorizou a elaboração do edital para o arrendamento, agora oficialmente lançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *