Prefeitura espera bons negócios gerados a partir do Ilhéus Folia

Janeiro 30, 2016 Sem comentários »

negocios

O carnaval movimenta no Brasil cerca de 10 bilhões de reais a cada ano, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo. A festa Ilhéus Folia, que tomará a Avenida Soares Lopes, entre os dias 29 3 31 deste mês, representa manter a economia da cidade aquecida, argumenta o prefeito Jabes Ribeiro. A organização do carnaval antecipado estima um movimento em torno de 100 mil pessoas nos três dias de folia no município.

De acordo com o secretário municipal de Turismo e Esportes, Josenaldo Cerqueira, o “impacto do Carnaval será significativo para a economia de Ilhéus, já que a cadeia produtiva da festa é complexa e envolve diferentes setores, como hotelaria, transportes, alimentação, bebidas e serviços”. Ele lembra a repercussão da festa de réveillon na rede hoteleira, cuja ocupação chegou a mais de 90%, e o sucesso de outras festas populares, a exemplo da Puxada do Mastro de São Sebastião.

O prefeito ressalta a importância da iniciativa privada nesse tipo de evento, principalmente do trade turístico, considerando o período da alta temporada. Por sua vez, o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Marco Lessa, afirma que o carnaval estimula o setor de serviços e “gera mais de mil empregos temporários e um incremento de mais 25% na ocupação da rede hoteleira, em relação ao ano passado.

Levantamento da Setur – Secretaria de Turismo e Esportes – estima que cada visitante que escolha o carnaval antecipado de Ilhéus deve ter consumação mínima de cerca de 300 reais por dia, contabilizando gastos com hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento. O secretário Cerqueira lembra que, além dos tradicionais hotéis e pousadas, há grande procura por casas de veraneio, “o que também contribui para a movimentação econômica”.

“No circuito do Ilhéus Folia, estão autorizados a comercializar bebidas e alimentos mais de 150 ambulantes, que apostam no movimento alto para continuar faturando nesse início de ano”, informa o secretário municipal de Indústria e Comércio, Roberto Garcia.

Programação – Realizado pela Prefeitura e Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), com apoio da Bahiatursa, do Governo do Estado, Schincariol, Coca Cola e Costa do Cacau Convention Bureau, o “Ilhéus Folia” um resgata os pré-carnavais com trios elétricos que marcaram, durante muitos anos, o calendário festivo da cidade. O secretário de Turismo e Esportes acrescenta que o evento deste ano também contará com atrações regionais, blocos afro, trios e mini trios elétricos e os tradicionais blocos de sujo.

A programação do “Ilhéus Folia – de Volta a Alegria” começa nesta sexta-feira: dia 29 (sexta-feira), a partir das 20 horas, Realce, Via de Acesso, Durval Lélys, Tatau, A Rapaziada e Vera Cruz; dia 30 (sábado), Zahra, Banda Vingadora (do grande hit “Metralhadora”), Negra Cor, Ricardo Chaves, Tsunami, Na Pegada da Lôra e Di Bali; e 31 (domingo), último dia da festa momesca, Lordão, Olodum, Duas Medidas, Jammil, Di Balada e Tri Farol. Durante o sábado e domingo, haverá desfile de blocos de sujo, de trios e afro, sempre a parti das 10h.

 

Assunto Relacionado

Comente