Afro deram um tom especial à avenida no Carnaval Antecipado

afro

Mesmo com o intenso agito do “axé-music”, passando por pagode e balançando o público com o arrocha, o carnaval antecipado “Ilhéus Folia – de volta a alegria” teve ainda espaço para os blocos afro e afoxé que apresentaram brilhantes coreografias. Este ano, a coordenação de cada grupo decidiu prestar homenagem seus orixás ou comemorar o tempo de sua fundação. A passagem das entidades contou com apoio das secretarias de Cultura (Secult) e Turismo (Setur).

Os blocos Dilazenze, Zambi-Axé, Mini Congo, Rastafiry, Levada Afro, Yorubá, Leões do Reggae, Guerreiros de Zulu e Danados do Reggae, além do afoxé Filhos de Ogum e a Levada da Capoeira encheram a avenida de brilho. Segundo o secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, é importante valorizar a expressão artística brasileira e foi uma orientação do prefeito Jabes Ribeiro apoiar a vinda das entidades à avenida.

“Os blocos afro se tornaram muito mais que movimentos carnavalescos, passando a ser entidades ligadas às comunidades, que desenvolvem atividades culturais, socioculturais e a presença aqui no Ilhéus Folia só confirma a nossa tradição de uma sociedade múltipla”, argumentou Atto.

A bancária aposentada Áurea Maria Evaristo dos Santos, de Vitória da Conquista, que prestigiou a festa antecipada juntamente com a família, contou que é a primeira vez que visita Ilhéus. “Gostei muito da grade de atrações apresentadas, que teve diversidade de ritmos”. Já o servidor público federal Luciano Mota Apolinário Sena, de Floresta Azul, afirmou que o público foi brindado com a folia recheada de bons grupos musicais.

Paulo César de Menezes, presidente do bloco afro cultural Rastafiry, do alto da Conquista, informou que este ano o grupo decidiu a homenagear o orixá Nanã (das águas paradas), que tem como cores características o branco e azul ou preto e roxo. “Somos entidade sem fins lucrativos, com 34 anos de fundação, do alto da Conquista, que desenvolve trabalho social, através da música e da dança. E no carnaval, mostramos um pouco da nossa cultura, com o objetivo de conscientizar o nosso povo”.

Marinho Rodrigues, presidente do grupo de preservação da cultura negra Dilazenze, disse que ao desfilar no domingo de carnaval, o bloco afro optou em homenagear o terreiro Matamba Tombenci Neto, que atualmente é dirigido por dona Ilza Rodrigues (Mameto Mucalê). Ela desfilou ao lado da rainha beleza negra do Dilazenze, Luana Lavinsky. A sede do bloco é na avenida Brasil, alto dos Carilos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *