Baianas disputam etapa nacional do Prêmio Mulher de Negócios‏

mulheres

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as 58 vencedoras estaduais do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios estarão em Brasília (DF) no dia 3 de março para disputar as medalhas ouro, prata e bronze da competição. Entre as concorrentes, estão as baianas Maria de Fátima Paiva,de Vera Cruz; Clara Faria Trigo, de Salvador e Gilsan Pessoa Santos,de Eunápolis. Elas foram contempladas na etapa estadual, respectivamente, nas categorias Produtora Rural, Microempreendedora Individual e Pequeno Negócio.

Além de um café da manhã para as empresárias, está previsto um painel com a participação da embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde, e da empresária Agda Oliver, proprietária do Meu Mecânico e vencedora da edição 2012. A cerimônia também contará com os pronunciamentos da ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Gomes; da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), Eleonora Menicucci; e do presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Realizado desde 2004, o prêmio vem registrando um aumento no número de participantes. Promovido pelo Sebrae em parceria com a SPM e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), com apoio técnico da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), tem o objetivo de reconhecer mulheres que transformaram sua realidade por meio do empreendedorismo e que agora são inspiração para futuras empreendedoras. Em 2015, a premiação contabilizou um total de 13.960 inscrições, crescimento de 21,7% em relação ao ano anterior.

As nove ganhadoras do prêmio receberão uma viagem para capacitação em território nacional, além de um selo de vencedora nacional. Já as empreendedoras que conquistarem o primeiro lugar em suas categorias também terão direito a uma viagem internacional. Pelas regras da premiação, podem se candidatar mulheres acima de 18 anos, empresárias com mais de um ano de atividade fiscal, que não ultrapassem o faturamento anual de R$ 3,6 milhões.

A baiana Luena Maria Ferreira dos Santos foi uma das três vencedoras da última edição nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria Produtora Rural, recebendo o Troféu Bronze. O relato dela concorreu com outras 26 histórias de todo o país, na mesma categoria, que ganharam nas respectivas etapas estaduais. Integrante da Associação dos Pescadores Indígenas Pataxós de Coroa Vermelha, ela é especializada na gestão financeira de projetos de pesca ligados à aldeia na qual vive.

Conheça as representantes baianas – A presidente da Repescar – Cooperativa de Pescadores e Marisqueiro Maria de Fátima foi umas das responsáveis pela retomada do empreendimento há cerca de cinco anos, buscando parcerias e promovendo capacitações. Hoje, a cooperativa é autossustentável, mantendo uma ampla carteira de clientes na área de restaurantes. “Essas premiações abrem nossos caminhos e nos estimulam cada vez mais a lutar para conquista de novos mercados”, pontuou com determinação.

A empresária Clara, que também é professora de dança, é responsável pela criação do equipamento Flaymoon e do método de instabilidade poética, com foco no desenvolvimento corporal. Atualmente, comercializa o equipamento e realiza palestras e cursos em diversos estados brasileiros. “Fui avançando nas etapas e senti que era possível chegar até a final. O prêmio é a confirmação de que estou no caminho certo”, pontuou com orgulho.

Proprietária da escola Kennedy, a empresária Gilsan implementou ações de inovação em seu negócio, a exemplo do hotelzinho de crianças para os pais que precisam viajar, além de desenvolver projetos socioambientais. “Há mais de dez anos, busco me aperfeiçoar, tendo a inovação como ferramenta de competitividade”, disse com otimismo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *