Biofábrica vai distribuir mudas de cacau a agricultores familiares

cacau

A Biofábrica de Cacau, localizada no distrito de Banco do Pedro, município de Ilhéus, Território de Identidade Litoral Sul, distribuirá, nos próximos meses, mais de um milhão e duzentas mil mudas a agricultores familiares de todo a Bahia, uma ação do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

As mudas disponíveis na Biofábrica são de cacau, mandioca, abacaxi, graviola, açaí, goiaba, e cupuaçu. Só de mandioca serão distribuídas 500 mil manivas-sementes, a partir de uma parceria entre a CAR e a Embrapa, na Rede de Multiplicação e Transferência de Materiais Propagativos de Mandioca com Qualidade Genética e Fitossanitária para o estado da Bahia (Projeto RENIVA).

Para o diretor presidente da CAR, Wilson Dias, a Biofábrica, que anteriormente produzia mudas de cacau, ampliou as potencialidades com a produção de mudas de outras espécies, a exemplo da mandioca. “A Biofábrica ocupa um papel estratégico para a agricultura familiar, a unidade produz mudas de alta qualidade, em menor tempo, garantindo uma maior produtividade, em menor espaço de tempo, e aumentando a geração de renda para o produtor. Com o resultado da distribuição de mudas, a produção mandioca, por exemplo, passa de duas para 20 toneladas por hectare”.

No Projeto RENIVA, as manivas-sementes, de 36 cultivares (variedades) de mandioca são coletadas nas propriedades de produtores de mandioca, e, passando pelo controle fitossanitário da Embrapa, que podem detectar vírus ou outros microrganismos, sãoenviados para a Biofábrica. Na unidade, as manivas, medindo 20 centímetros, são plantadas nos tubetes (recipientes que substituem os sacos onde eram plantadas as mudas). A partir das mudas são retirados os meristemas apicais, conhecidos, popularmente, como “olho” da planta, que são encaminhadas para o laboratório de micropropagação, chegando a ser multiplicada, a depender da variedade, de um a oito mil novas mudas, que passam pelas várias etapas de crescimento, no laboratório, estufa e viveiro. Todo o processo tem duração de, aproximadamente, 18 meses.

De acordo com o presidente do Instituto Biofábrica, Lanns Almeida, as manivas-sementes são transportadas, sem folhas, em uma embalagem que lembra um rocambole, ocupando cerca de 1/4 do espaço que antes era ocupado no transporte das mudas. “Atualmente, conseguimos entregar uma quantidade maior de mudas certificadas e com garantia de qualidade e de vigor”.

Segundo Almeida, a Biofábrica é uma ferramenta de especial importância para compor o Programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira, “Com a unidade está sendo garantida a produção, em escala industrial, de material genético de alto valor agronômico, destinado à recuperação de áreas de cacau, além de promover a diversificação da agricultura em toda a Bahia e ofertar mudas para a recuperação dos ecossistemas da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. Os enlaces institucionais com a Ceplac, Embrapa e UESC, proporcionam a confecção e aprimoramento dos protocolos técnicos de produção, garantindo aos produtos ofertados pela Biofábrica, qualidade e confiabilidade”, destacou.

Biofábrica – A Biofábrica de Cacau está sob a gestão do Instituto Biofábrica de Cacau, organização social sem fins lucrativos, constituída em 1999, no município de Ilhéus e contratado pelo Governo do Estado da Bahia, para gerir, promover, criar, implantar e manter a unidade de produção. A Biofábrica de Cacau é constituída por 50 hectares de jardins clonais, quatro hectares ocupados com 20 viveiros, com capacidade para 4.400.000 mudas, por ciclo, e um laboratório de micropropagação vegetal construído em uma área de 546,11m². Possui ainda, estrutura de escritório, almoxarifado, oficina, casa de defensivos agrícolas, depósito, estação de tratamento de água e setores de produção e de comercialização/distribuição, mantidos por um quadro técnico/operacional de 95 colaboradores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *