Cidade oferece Programa voltado à Saúde da Mulher

mulher

Mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o Programa de Saúde da Mulher tem como objetivo prestar assistência ao público feminino de Ilhéus, e das cidades pactuadas, através de serviços e ações divididas em áreas de atenção, como planejamento familiar, pré-natal, prevenção e controle do câncer de colo de útero e de mama. Somente no ano passado, cerca de 5 mil mulheres fizeram gratuitamente exames preventivos de câncer ginecológicos e de mama.

A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Bárbara Magalhães, explica que a atuação do programa garante a saúde da mulher em diferentes aspectos, “seja na hora de orientá-las acerca do uso de métodos contraceptivos e no planejamento da gravidez, no momento de cuidar da saúde do bebê em gestação e da futura mãe, ou quando envolve a prevenção de doenças que ainda têm alta incidência nas mulheres, como os cânceres do colo do útero e de mama”.

Ela informa que os serviços são disponibilizados através de mais de 40 unidades da Rede Municipal de Saúde, onde também são realizadas palestras periódicas além da oferta de exames clínicos. Por sua vez, o secretário de Saúde, Antônio Ocké, acrescenta que outros serviços voltados à mulher também são prestados através da área de média e alta complexidade.

Ainda de acordo com diretora de Atenção Básica, as equipes médicas que atuam nas unidades de saúde realizam a entrega direta às mulheres e homens de métodos contraceptivos como camisinhas, anticoncepcionais, entre outros. “Nossas unidades estão ofertando também o teste rápido de gravidez para as mulheres que queiram saber se estão grávidas ou não. Em 2015, realizamos 2.154 testes de triagem pré-natal em papel filtro, nas consultas às gestantes”, enfatiza Bárbara Magalhães.

Referência – Nos casos das mulheres atendidas nas unidades de saúde da rede atenção básica que requerem maior atenção, elas são encaminhadas ao Centro de Referência da Mulher (CMAE), uma clínica pública especializada que funciona na Rua Major Homem Del Rey, 95, no bairro Cidade Nova. “Nesse centro, a Secretaria de Saúde oferece serviços como Pré-Natal de Alto risco, com o objetivo de dar maior atenção ao feto e à gestante com complicações na gravidez, além do acompanhamento à mulher que teve diagnóstico positivo para o câncer do colo do útero. E agora, está em fase de implantação serviço de mastologia”,  completa Bárbara Magalhães.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *