Festival reúne atrações culturais e sabores durante a Semana Santa

santa

Exposição literária com autores da terra de Jorge Amado, instalações artísticas e vernissages de grandes artistas plásticos baianos, manifestações da cultura regional, feira de economia criativa com artesanato local e pavilhão de exposição de marcas de chocolate de origem do Sul da Bahia. Tudo isso aliado ao espetáculo da encenação da Paixão de Cristo e uma vasta programação de atrações musicais. O conjunto de atrativos compõe a terceira edição do Aleluia Ilhéus Festival, único evento com a temática daSemana Santa no estado da Bahia, realizado entre os dias 23 e 26 de março, na Avenida Soares Lopes, centro de Ilhéus.

“Tínhamos uma lacuna no turismo da Bahia nesse período de feriado cristão e queremos que seja preenchida pelo Aleluia Ilhéus Festival. A ideia é que o Governo do Estado volte a apoiar para que possamos fazer o Aleluia este ano novamente, já que a situação orçamentária impediu a realização em 2015. Essa terceira edição consolida o festival para entrar no calendário de eventos turísticos do estado e até buscar captação de recursos no âmbito Federal”, assegurou Nelson Pelegrino, secretário estadual do Turismo, durante visita ao prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, com o objetivo de definir os detalhes do grande evento.

Em 2014, a edição mais recente do Aleluia Ilhéus Festival reuniu 120 mil pessoas e proporcionou uma taxa de 100% da ocupação hoteleira da região. “Por ter um bom aeroporto e estar posicionada, assim como a cidade de Porto Seguro, na região Sul do estado, Ilhéus atrai turistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, de todo o Nordeste e da própria Bahia. Queremos muito estimular o turismo interno. Com a alta do dólar, estamos no momento certo para isso”, complementa Pelegrino.

Programação – Um dos pontos mais requisitados do evento são as atrações musicais que se apresentam em dois palcos instalados próximos à Catedral de São Sebastião, centro da cidade. Por lá passarão, desde a quarta-feira (23) até o sábado (26) bandas e artistas nacionais. Já na Sexta-feira da Paixão (25), o público irá se emocionar com a encenação da Paixão de Cristo. Às 18h, um grupo sairá da catedral e percorrerá as ruas do centro em procissão, culminando no espetáculo apresentado, às 20h, em um belo cenário montado no parque da Avenida Soares Lopes. A performance envolverá aproximadamente 100 pessoas, entre atores e figurantes.

Paralelamente às atrações, outros espaços atrairão a atenção do público, a exemplo do Palácio das Artes, estrutura que abrigará instalações artísticas e exposição de obras de escultores e pintores baianos. Próximo dali, o ambiente Literarte homenageará autores e poetas do Sul da Bahia, que exibirão suas publicações com o apoio e parceria da Academia de Letras de Ilhéus, por onde passaram nomes importantes da literatura brasileira. Em outro anexo, funcionará a feira da economia criativa, lugar onde os visitantes podem percorrer corredores com diversos estandes de expositores de artesanato e outros produtos manufaturados. Em um local dedicado à agricultura familiar, o público terá a oportunidade de consumir alimentos orgânicos como frutas, hortaliças, bebidas e compotas produzidas na zona rural das proximidades do município de Ilhéus.

Chocolate – A Semana Santa é também o período quando os cristãos celebram a ressurreição de Cristo, supostamente ocorrida no Domingo de Páscoa. Adaptações nas comemorações ao evento religioso levaram as pessoas à tradição mundial de consumir e compartilhar ovos de chocolate. Por isso, esse é o período do ano em que mais se consome esse alimento no Brasil. Na terra do chocolate, a guloseima não poderia ficar de fora. Haverá um Pavilhão do Chocolate, espaço que reunirá diversas marcas de chocolate de origem, produzidos com alto teor de mais puro cacau selecionado do Sul da Bahia.

Para garantir a tranquilidade dos festejos, um forte esquema de segurança será montado para o evento, que ocorre em uma área total de 2,5 mil metros quadrados ao longo da Avenida Soares Lopes. Mais de 400 agentes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e de segurança privada especializada atuarão no perímetro do festival. Haverá estrutura para atendimentos de primeiros socorros e fiscalização da vigilância sanitária. O trânsito no centro da cidade deve sofrer modificações temporárias.

O Aleluia Ilhéus Festival é uma realização da Associação do Turismo de Ilhéus (Atil) e da Prefeitura Municipal de Ilhéus e conta com patrocínio do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Turismo do Estado (SETUR/ Bahiatursa), SDR/ CAR, Bahia Pesca, Bahiagás, dentre outros órgãos e empresas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *