Ilhéus vai ganhar mais 300 agricultores e pescadores no PAA

paa

A Prefeitura de Ilhéus pretende incluir mais 300 agricultores familiares e pescadores do município no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), até o fim do primeiro semestre de 2016. A informação é do secretário municipal de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas. Atualmente, o PAA já beneficia um total de 327 agricultores e pescadores locais, com a compra de boa parte de suas produções, a preços de mercado. Todo material adquirido através do programa é doado a 30 entidades assistenciais que atuam no município, tendo como público alvo pessoas em risco social e com insegurança alimentar.

Desde sua criação, em 2013, a Seap tem implantado uma série de ações com o objetivo de fomentar a agricultura familiar e a pesca em Ilhéus. “Além de programas como o PAA, são disponibilizados cursos, seminários de assistência técnica, capacitações e palestras, com o intuito de manter os agricultores e pescadores sempre atualizados. Já foram realizados cursos de cultivo de abacaxi, cacau e mandioca, assim como relacionados a práticas diárias do cacau, associativismo e cooperativismo”, informa Vivas.

Para o primeiro semestre deste ano, segundo ele, já estão agendados cursos ligados à manipulação de alimentos, higienização e segurança alimentar e reaproveitamento de alimentos. Além disso, a Secretaria disponibiliza assistência técnica para orientação aos agricultores e pescadores, utilizando o corpo técnico da secretaria e técnicos de instituições parceiras, como a Bahia Pesca.

Cadeia de beneficiamento – Outra ação desenvolvida pela secretaria de Agricultura e Pesca é o programa Peixe Fácil, que incentiva a criação de peixes, principalmente tilápias, em tanques de fibra em quintais. “Desta forma oferecemos um cultivo de peixe de baixo custo, fácil manejo e retorno financeiro rápido, estimulando o pescador a se tornar um empreendedor e garantindo a compra de boa parte de sua produção, fechando o ciclo da cadeia de beneficiamento do PAA. O programa é uma parceria com o Projeto Água Vale, que funciona em Ituberá e fornece os alevinos no estágio ideal para os criadores”, acrescenta Vivas. O “Peixe Fácil” conta ainda com a parceria do Banco do Nordeste, que disponibiliza crédito para os criadores.

Além dos 327 agricultores e pescadores locais beneficiados com o Programa de Aquisição de Alimentos, a secretaria conta com o Banco de Alimentos, que beneficia pessoas físicas, desde que indicadas por entidades filantrópicas. Essas pessoas passam a fazer parte de um cadastro da secretaria e recebem alimentos da produção adquirida no PAA. Com a atuação de uma equipe multidisciplinar, a secretaria beneficia estas categorias com ações na área de habitação, graças ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). “Já se encontra na Caixa Econômica, para aprovação, projeto que prevê a construção de 200 unidades habitacionais voltadas aos produtores e pescadores, e mais 300 unidades em fase de conclusão de projeto para ser enviado à Caixa”, acrescenta o secretário.

Através de parceria com a Biofábrica, a Secretaria disponibiliza, durante todo o ano, mudas de cacau, árvores frutíferas e essências florestais, e nos meses de fevereiro e março são distribuídas sementes de feijão e milho aos agricultores.

Avanços – Vivas lembra que em 2014, Ilhéus beneficiava 62 agricultores e pescadores com as ações do PAA e contava com R$ 225 mil reais em crédito para a aquisição dos alimentos. Em 2015, este número saltou para 327 agricultores e produtores e o município passou a ter acesso ao valor de R$ 1.384.367,73. A criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e de Pesca Sustentável de Ilhéus (Conderupes), em 2013, foi um aspecto destacado pelo secretário, que contribui para indicar políticas públicas no sentido de fortalecer esses dois setores produtivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *