Ministro da Saúde garante apoio no combate ao mosquito da dengue

ministro

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, se comprometeu em ajudar de modo efetivo as Prefeituras de Itabuna e de Ilhéus com ações e mais recursos para que os dois principais municípios do sul da Bahia intensifiquem as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e de atendimento à população vítima da zika vírus, chinkungunya e dengue. Os prefeitos Claudevane Leite e Jabes Ribeiro foram recebidos em audiência no final da tarde de terça-feira, dia 1º, no Gabinete do Ministro em Brasília.

“Esta é uma ajuda fundamental para que a população seja mais bem atendida e os agentes de Saúde tenham mais condições de combate ao mosquito”, comentou o deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-BA), organizador do encontro, que também contou com a presença da deputada federal Tia Eron (PRB-BA), do vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Junior, e da diretora da Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Pinheiro, além do assessor do ministério, Alfredo Boa Sorte.

Na audiência foi relatado o trabalho intensivo dos municípios para dar mais assistência e tranquilidade à população, como é caso do QG de Combate ao Mosquito da Secretaria Municipal de Saúde, recém-inaugurado em Itabuna.  Já o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos, que inclusive visitou Ilhéus e Itabuna nesta semana, considera que “é importante o controle social para que as ações de combate ao mosquito se ampliem ainda mais”.

Ronald destacou que nesta semana deve entrar em pauta de votação no Congresso Nacional a PEC 01/2015, que restabelece os percentuais de financiamento da saúde como defendido pelo Saúde +10, um Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública. Pela proposta se busca o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

O prefeito Claudevane Leite ressaltou que “Itabuna está buscando alternativas e recursos para enfrentar a questão do mosquito. Fomos o primeiro Município a montar um espaço específico para atender a população. Oferecemos todo o suporte, incluindo laboratório, equipes médicas 24 horas, enfermagem, atendentes e auxiliares”, disse Vane lembrando que o QG de Combate ao Mosquito não atende somente pacientes de Itabuna, mas de toda a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *