Crianças, idosos e gestantes continuam priorizadas na vacina contra gripe

vacina

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus recebeu, na terça-feira, 24, novo lote de vacinas contra a gripe (trivalente H1N1, H3N2, B/Brisbane), que será direcionado à parte do grupo prioritário que não atingiu a meta de imunização da campanha. Esse segmento é composto por idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a quatro ano e onze meses e gestantes. As doses, enviadas pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), estão disponíveis nas unidades básicas de atendimento do município.

De acordo com o chefe do setor de Vigilância em Saúde da Sesau, Antonio Firmo, além de priorizar a vacinação daquela população alvo que ainda não teve a meta atingida, é importante os pais de crianças seguirem orientação do Núcleo Regional de Saúde-Sul para que sejam imunizadas as crianças de segunda dose, de 6 meses a 4 anos (primovacinados), e de 5 anos a 9 anos (comorbidades/primovacinados).

Firmo ressalta Ilhéus já recebeu além da sua meta de doses e, por isso, tem atendido à demanda que surge de outros municípios, por exemplo. “No entanto, estamos focados em assegurar a imunização para as crianças, gestantes e idosos que não atingiram o percentual recomendado para essa campanha pelo Ministério da Saúde”.

Por sua vez, a supervisora de Imunização do município, Walkíria Cardeal, ressaltou que crianças que em anos anteriores somente receberam uma dose são consideradas imunizadas e não devem receber a segunda, pois não são avaliadas como primovacinadas. Até o momento já foram imunizadas mais de 34.175 pessoas que fazem parte de grupos prioritários, o que totaliza 85,59% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *