Praça ganha novo projeto paisagístico

praça

O projeto de requalificação da Praça Cairu, a principal do centro comercial de Ilhéus, que visa melhorar o fluxo do trânsito, consiste não apenas na diminuição do seu diâmetro – cerca de três metros –e aplicação de asfalto, mas também na reforma do seu aspecto paisagístico e de acessibilidade. A iniciativa do governo municipal, dentro do programa Ilhéus em Ação, reúne as secretarias de Infraestrutura, Transportes e Trânsito (Seintra), de Serviços Urbanos (Secsurb) e de Meio Ambiente e Paisagismo (Sema).

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, a próxima etapa consiste na execução de um trabalho de paisagismo, que inclui a utilização de folhagens de diversas cores com o objetivo de dar ao local um visual mais bonito. Vieira ressalta que o trabalho de paisagismo na Praça Cairu, uma das mais tradicionais da cidade, está sob a responsabilidade da secretaria de Serviços Urbanos (Sedur). “Com esse serviço, a proposta do Município é dar ao local uma feição moderna de canteiro central, embelezando o espaço e visando transformá-lo em uma área contemplativa”, comenta.

Com a redução do diâmetro da Praça Cairu, Antônio Vieira informa que será criada uma terceira faixa de tráfego. “Quem quiser fazer o contorno, terá uma faixa livre à sua disposição. Por conta disso, aqueles que vierem das zonas sul e norte passarão a contar com um fluxo de veículos mais ameno”, explica ele.

Mobilidade – O projeto de melhoria do trânsito no centro da cidade é uma das principais prioridades do prefeito Jabes Ribeiro. “É uma providência nossa, do município, de fundamental importância, para diminuir os problemas enfrentados por motoristas, seja diariamente, seja durante a alta estação, quando a cidade recebe um grande número de visitantes”, comenta o prefeito ilheense.

Logo no início da administração, o prefeito adotou a faixa exclusiva para o transporte coletivo, táxis e vans escolares na Avenida Lomanto Júnior, no Pontal, como forma de reduzir o volume de engarrafamento na Ponte que liga o centro à zona sul. A medida disciplinou o tráfego e priorizou o transporte público.

Além disso, diversas ruas tiveram recuperação asfáltica, como as Avenidas Princesa Isabel, Ubaitaba, Canavieiras, rua do Ceplus, entre outras. A secretaria de Infraestrutura e Trânsito também providenciou a substituição dos sinais semafóricos por outros mais modernos, com temporizador. O governo adotará novas ações no setor de mobilidade urbana para melhor o tráfego de veículos e de pedestres.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *