Projeto Circo Negro em Ilhéus será entre os dias 08 e 11 de junho‏

negro

Entre os próximos dias 08 e 11 de junho, Ilhéus será palco das atividades do projeto Circo Negro em Circulação Nordeste. Realizado pela CiaSenhas de Teatro, de Curitiba, a iniciativa trará para a Ilhéus espetáculo teatral, oficina de formação de plateia e encontro com artistas regionais. A peça Circo Negro será apresentada na Tenda Teatro Popular de Ilhéus sempre às 20 horas e com classificação indicativa 18 anos. Todas as atividades são gratuitas.

O espetáculo Circo Negro mistura realidade e ficção num jogo permanente com o público. A referência ao circo está presente em todos os elementos visuais e sonoros, que criam uma paisagem de um tempo-espaço entre as imagens do circo mítico em contraste com o teatro. O texto é assinado pelo argentino Daniel Veronese, traduzido por André Carreira e dirigido por Sueli Araújo. A peça conta com acessibilidade para pessoas com deficiências auditivas e visuais.

A oficina de formação de plateia ministrada pelos artistas da CiaSenhas é destinada a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que serão convidados a participar de uma atividade prática após a apresentação da peça Circo Negro. O objetivo da ação é proporcionar uma familiarização entre os estudantes com a linguagem do teatro contemporâneo. Já o encontro Ação de Com-Vivência é voltado para artistas locais e tem como meta o compartilhamento e troca de procedimentos criativos.

O projeto Circo Negro em Circulação Nordeste conta com patrocínio do Ministério da Cultura e da Petrobrás Distribuidora. A iniciativa foi selecionada pelo Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura 2015/2016. Entre os principais objetivos das ações estão proporcionar uma aproximação com a arte teatral e promover a construção de novos espaços de comunicação entre artistas de teatro no Brasil.

A CiaSenhas de Teatro é um coletivo que atua na capital paranaense desde 1999, formado por artistas-pesquisadores das Artes Cênicas. Desde sua fundação, a companhia têm se dedicado à investigação da linguagem cênica, mantendo o enfoque no trabalho do ator-criador. A CiaSenhas procura  disponibilizar seus espetáculos a diferentes plateias, promovendo ações para o fortalecimento estético e político do teatro de grupo. Quem desejar conferir o trabalho do grupo antes das apresentações em Ilhéus, pode acessar o site www.ciasenhas.art.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *