Corpo de Salva-Vidas vai ganhar Posto Avançado‏

salva

O Corpo de Salva-Vidas do Município ganhará um posto avançado com o objetivo de facilitar suas principais atividades, como a distribuição do material de trabalho e a reunião dos servidores para a prática de atividades físicas. O equipamento, que funcionará no mesmo espaço onde já se encontra instalado o Posto de Atendimento ao Turista (PAT), fica       situado ao lado da Catedral de São Sebastião, na avenida Soares Lopes.

“Será um importante ponto de apoio para a nossa equipe, realidade que, sem dúvida alguma, contribuirá para a prestação de um trabalho ainda melhor”, comenta o coordenador do Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus, Alexandre Mendonça, salientando que a obra de requalificação deverá ser concluída no prazo de 15 dias. Os serviços no local estão sob a responsabilidade da empresa SSN Incorporadora e incluem a troca do piso, a colocação de ar condicionado e a instalação de equipamentos de informática.

O secretário municipal de Administração, Ricardo Machado, reforça que o posto avançado também servirá para fortalecer os plantões de fim de semana, principalmente no período de 10 a 30 de julho. “Ao contrário da nossa região, é nesta época do ano que ocorrem as férias escolares em boa parte dos estados do sul e sudeste do Brasil, o que costuma aumentar o fluxo de turistas em Ilhéus”, afirma. Neste período, haverá salva-vidas nas praias todos os dias, sempre das 9 às 17h.

Área de atuação – O Corpo de Salva-Vidas do Município atua na faixa litorânea localizada entre a Praia de Mamoan, na zona norte, e Águas de Olivença, na orla sul da cidade. Ao todo, o órgão da Prefeitura de Ilhéus conta com o trabalho de 76 salva-vidas. Entre os diversos equipamentos utilizados pelos servidores nas praias locais, destacam-se, entre outros, apitos, nadadeiras, pranchões, boias e bandeiras de sinalização.

Mesmo no inverno, quando o movimento nas praias é consideravelmente menor, Alexandre Mendonça enfatiza a importância de algumas dicas de prevenção. Segundo ele, na medida do possível, é importante que ilheenses e visitantes nadem sempre perto de um guarda-vidas, que procurem saber das equipes quais são os melhores locais para o banho e que jamais superestimem suas capacidades de nadar, uma vez que estudos comprovaram que quase 47% das pessoas que morreram afogadas achavam que nadavam bem. “Além disso, também é relevante ter sempre atenção máxima com crianças, nadar longe de piers, pedras e estacas, evitar ingerir bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes do banho de mar e, por fim, obedecer as sinalizações de perigo e de advertência”, completa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *