Estudantes fazem estudo sobre patrimônio natural

colegio

Conhecer para preservar. É com este propósito, que professores do Colégio Estadual Moysés Bohana, no município de Ilhéus, estão desenvolvendo o projeto “Morro de Pernambuco”, com alunos do Tempo Juvenil. O objetivo é possibilitar que os estudantes possam conhecer e valorizar os patrimônios natural, sócio-cultural e a história regional, atuando na preservação do meio ambiente.

‘Morro de Pernambuco’ é também um projeto de sensibilização para a participação nos projetos artísticos e culturais oferecidos na escola. “É um projeto que envolve todas as áreas do conhecimento. Ele começou com a finalidade de provocar nos alunos o interesse para os projetos estruturantes, e se engrandeceu para estudos e exploração dos aspectos físicos, geográficos e históricos da região”, relata o professor de História e um dos idealizadores do projeto, Erlon Costa.

O projeto foi iniciado no mês de maio e será concluído no final de julho com exposição fotográfica, produção de diário de bordo e exposição sobre material coletado nas pesquisas de campo. Para tanto, os estudantes fazem pesquisa bibliográfica e têm aulas de campo, fazendo uma co-relação dos conteúdos didáticos aplicados em sala de aula à realidade encontrada. O projeto envolve também estudo e ações de preservação da vegetação costeira, com plantio de mudas da mata atlântica e de frutas da região, incluindo a recuperação de nascentes. Os estudantes também estão produzindo textos que irão compor o material didático da atividade.

Mais de 60 estudantes participam do ‘Morro de Pernambuco’. Janielle Amparo, 15 anos, é um desses estudantes. “Fiquei impressionada com as histórias de Ilhéus, principalmente sobre o farol. Eu tenho um tio que navega e ele nunca me contou as histórias de naufrágio”, conta.

O estudante Ronald Costa, 16 anos, diz que gostou de ter aula de campo. “Foi muito interessante conhecer sobre o Morro de Pernambuco estando lá, melhor do que na sala de aula. O projeto foi bom para conhecer a história do Morro de Pernambuco, do Farol e do Fortinho de Santo Antônio”, enumera.

O projeto conta com a parceria da Secretaria de Educação de Ilhéus, da Fundação Livre do Mar e da Mata e de estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Tempo Juvenil – Tempo Juvenil é uma proposta educacional para a Educação Básica, desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado para a efetivação de uma política que atenda estudantes de 15 a 17 anos. Por meio da utilização de mecanismos específicos, o Tempo Juvenil considera as potencialidades, necessidades, expectativas em relação à vida, às culturas juvenis e ao mundo do trabalho, desses estudantes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *