Estudantes mexicanos são recebidos pela reitora da UESC

reitora

Uma turma de estudantes mexicanos que está prestes a concluir mestrado e iniciar doutorado na Universidade Estadual de Santa Cruz, foi recebido em Brasília  pela embaixadora do México, Beatriz Paredes e na UESC, pela reitora Adélia Pinheiro. Durante a audiência, na Reitoria da Universidade, eles entregaram à reitora, livros doadas pela Embaixada do México à Biblioteca da UESC.

A reitora enfatizou a grande importância para a UESC em receber os estudantes mexicanos para realizar cursos completos de mestrado e doutorado, igualmente os discentes de graduação nos intercâmbios acadêmicos. “Na pós-graduação, os egressos poderão gerar conhecimentos através de suas dissertações e teses e levar toda a experiência adquirida na Universidade para atuar em seu país de origem, onde irão gerar novos conhecimentos e desenvolvimento,” frisou.

A reitora Adélia Pinheiro explicou que “a convivência cultural entre cidadãos dos dois países é uma oportunidade de fortalecer o respeito mútuo, o compartilhamento da riqueza cultural e a promoção da paz entre povos.” Por sua vez, os estudantes agradeceram pelo apoio pessoal e acadêmico oferecido pela Universidade Estadual de Santa Cruz para que eles pudessem concluir o mestrado e continuar o doutorado na instituição.

De acordo com o assessor de Relações Internacionais, Prof. Ronan Xavier Corrêa, dez estudantes mexicanos realizaram estudos na UESC nos últimos cinco anos, a maioria deles amparados por dois programas bilaterais de cooperação Brasil-México. ”Dentre esses estudantes, cinco mexicanos realizaram um semestre acadêmico em cursos de graduação pelo BRAMEX (Programa de Cooperação Brasil/México) e cinco mexicanos estão finalizando o curso completo de mestrado ou iniciando o doutorado pelo PROPAT (Programa de Pós-graduação em Agricultura e Pecuária Tropicais) e por adesão espontânea de estudantes aos editais de seleção dos programas de pós-graduação da UESC,” explica.

Ronan Xavier acrescenta que ” os dois programas de cooperação internacional são mediados pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, do qual a UESC é membro fundador. A partir de 2016, novos estudantes de graduação da UESC e da Universidad Autónoma de Sinaloa, México, irão realizar intercâmbios acadêmicos. Também tivemos a participação de cinco estudantes de graduação da UESC em universidades mexicanas, realizando estudos por um semestre acadêmico, em diferentes universidades daquele país. Dois tiveram auxílio financeiro pelas bolsas ibero americanas e três pelo convênio BRAMEX.”

Mexicanos – Os alunos mexicanos Alberto Dias Montejo, Ivanna Michelle Pérez, Irma Yulianna Ocampo e Israel Garcia Ramírez  estão cursando o Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGGBM) e Blanca Nayelli Rangel Aguilar, no Programa de Pós-Graduação em Zoologia(PPGZOO). Serão graduados na UESC  Adriana Vega San Martin (Biologia),e mais Jesica Yssel Garay Martínez, Juan Jesús Otero Acosta, Carlos Uriel Salazar Lopes e Cynthia Rodriguez Meza, todos alunos no curso de Economia.

Brasileiros – Os alunos de graduação da UESC que estudaram um semestre acadêmico no México são João Maurício Silva Novais (na Escuela Superior de Comércio de Administración), Paulo Henrique Rosa dos Santos, (no Instituto Politécnico Nacional do México), Rafael Nascimento Silva ( na Universidad Autónoma de Aguascalientes),  Simone Correia dos Santos, (Universidad Autónoma de Zacatecas) e George Alves Mendes (no Instituto Politécnico Nacional).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *